Como pode um país ser uma pátria educadora quando nossos governantes demonstram uma incapacidade permanente?
Por: JUACY DA SILVA
Hugo Dias/HiperNotícias
Ao longo de décadas e séculos, sem que tenha havido uma intenção deliberada, muito mais fruto do acaso, das ações e omissões, alguns acertos e muitos erros, por parte de nossos governantes em todos os níveis de poder e também pelo instinto de empresários, negociantes, do suor dos trabalhadores, inclusive de escravos que eram tratados de forma desumana, o Brasil foi se desenvolvendo, aos trancos e barrancos.
Se nossas elites governantes, tanto no passado quanto no presente fossem melhor preparadas, agissem com mais transparência, ética e zelo pela coisa pública, com certeza o nosso desenvolvimento teria sido muito mais dinâmico, menos excludente, harmonioso e teria, também, reduzido as mazelas que nosso país foi acumulando ao longo de sua história e ainda hoje afetam milhões de pessoas que jazem `a margem da sociedade.
Mesmo que não tenha havido planejamento estratégico, um projeto de país e, por extensão de macro regiões, de estados e municípios, graças ao esforço coletivo do povo brasileiro, conseguimos ocupar um lugarzinho ,quase sem destaque no cenário internacional, muito menor e mais acanhado do que o tamanho de nosso país, de sua dimensão geográfica, de seu peso populacional, de suas riquezas naturais e outras vantagens comparativas que poderiam nos colocar, sem dúvida alguma, entre as quatro ou cinco maiores potências mundiais neste início de século 21.
Países com muito menor potencial, com território acanhado, dependente de tudo e de todos, com população diminuta, sem grandes recursos naturais e ainda com obstáculos ou óbices de toda natureza, conflitos, guerras, desastres naturais conseguiram vencer todos esses desafios e hoje são olhados com certa inveja e, ao mesmo tempo admiração, por nós brasileiros e por outros povos. Basta citar os casos da Alemanha, do Japão, de Taiwan, da Coréia do Sul, dos países nórdicos e outros mais.
Nesses países, seus governantes em um determinado momento da história tiveram a capacidade de visualizar um futuro melhor para sua gente e resolveram definir uma única e grande prioridade , por décadas. Esta prioridade foi a educação, a inovação, o despertar da criatividade e como resultado o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Enquanto isso o Brasil se manteve um país exportador de matérias primas, produtos in natura e só, muito tardiamente, desenvolveu uma incipiente indústria, que atualmente está em crise permanente. Hoje o Brasil está se desindustrializando e exportando apenas “commodities” com baixo valor agregado. Somos o quarto maior Mercado usuário de tecnologias importadas.
Há quase um século naqueles países o analfabetismo desapareceu, a educação de qualidade , de tempo integral, universal e gratuita, inicialmente até o ensino fundamental e, depois nos demais níveis, chegando até a universidade permitiu que os resultados desta revolução na educação também atingissem outros setores como a qualidade da mão de obra, a integração social, a melhoria dos níveis salariais, a melhoria da qualidade de vida e a redução das disparidades e desníveis regionais, setoriais, sociais, econômicos, principalmente de renda.
Enquanto isso o nosso Brasil continua patinando com elevados índices de analfabetismo, baixa qualidade do ensino que gera o analfabetismo funcional, evasão escolar nas primeiras séries, repetência, docentes mal preparados e mal pagos, enfim, uma educação que faz vergonha a qualquer pessoa que sonhe com um país decente, desenvolvido, com melhor distribuição de renda e melhores oportunidades para todos.
Os resultados do ENEM nos últimos anos dão uma demonstração desta catástrofe e vergonha que tem sido o ensino médio, principalmente nas escolas públicas e a crise nas universidades e institutos federais de educação , dos hospitais universitários também atestam esta lástima. Apesar desta situação vexatória, o slogan do atual governo é “Brasil, pátria educadora”.
Como pode um país ser uma pátria educadora quando nossos governantes demonstram uma incapacidade permanente, corrupção que envergonha a sociedade brasileira perante os olhos do mundo, degradação ambiental apoiada, estimulada e financiada pelos poderes públicos? Índices de violência que a todos amedrontam, a péssima qualidade de todos os serviços públicos e o caos permanente que ronda nossas instituições?
É fundamental, mais do que urgente que o Brasil encontre novos paradigmas para nortear seu desenvolvimento, caso isso não aconteça, se ficarmos nas mãos de uma elite do poder como a que nos governa atualmente, dentro de poucas décadas teremos perdido o bonde da história e faremos companhia para países que estão em crise e conflitos internos permanentes.
*JUACY DA SILVA é professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy
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