Idade dos avanços cognitivos
Por: Valeska Andrade
Comentários: Comente
Depois de todos os cuidados com os primeiros anos de vida da criança, em que ela depende exclusivamente da atenção e dos estímulos dos pais e dos responsáveis, a fase da pré-escola, a partir dos 5 anos, é especialmente interessante. É quando ela já se comunica bem e começa a ter autonomia com questões do dia a dia, como hábitos de higiene e escolha de alimentos.
Se estiver na creche, tem a oportunidade de desenvolver atividades artísticas, inclusive o contato com cantigas, histórias, jogos e brincadeiras. Mais independente e exploradora, a criança mostra interesse por descobertas sobre o ambiente ao seu redor.
Fase decisiva– Segundo Dioclésio Campos Júnior, professor de pediatria da Universidade de Brasília (UnB) e chefe do Centro de Clínicas Pediátricas do Hospital Universitário da instituição, essa é a fase da criação e da inovação.
“Um período em que se dá a estruturação e a diferenciação do cérebro, a formação da personalidade e o mais alto índice dos avanços cognitivos, envolvendo originalidades e inovações potenciais que a criança traz consigo. Para desenvolvê-las, é preciso cuidar, de forma qualificada, do ser humano na fase decisiva da sua existência”.
Fonte: Correio Braziliense
Inclusão de duas novas disciplinas no currículo escolar brasileiro
Por: Valeska Andrade
Comentários: Comente
A inclusão de duas novas disciplinas no currículo escolar brasileiro, aprovada em fase terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, estava pronta para ser enviada à Câmara dos Deputados, mas o governo federal – que é contra -fez o possível para retardar a tramitação do tema.
Com a ajuda do líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB-AM), o Planalto conseguiu levar ao plenário a inclusão de Cidadania Moral e Ética no ensino fundamental e Ética Social e Política no ensino médio, sem data para votação. A manobra do governo gera polêmicas. Quem apoia a alteração do currículo condena, mas, entre especialistas, é uma articulação bem-vista.
Inchaço–Nos últimos anos, a grade horária de crianças e adolescentes sofreu um inchaço de pelo menos seis disciplinas. Sociologia, filosofia, antropologia e política foram alguns dos temas incluídos na Lei de
Diretrizes e Bases (LDB) e passaram a fazer parte da rotina dos estudantes.
Mãe de Pedro Picanço, 9 anos, a médica Cristiana Campos, 40, apoia a inserção de mais uma matéria: a ética. “O colégio é um bom ambiente para aprender desde cedo valores do que é certo e errado”. Pedro discorda por considerar uma coisa a mais para estudar. “Já está tão difícil”, lamenta.
Dentro da grade do garoto, já são pelo menos 10 matérias. “E português não é só português, é literatura, redação, gramática”, acrescenta a mãe.
Fonte: Correio Braziliense
Pesquisa mostra que 60% dos adultos passaram a infância sem contato com livros
Por: Valeska Andrade
Comentários: Comente
Apesar de terem tido pouco contato com os livros na infância, 96% dos brasileiros consideram importante ou muito importante o incentivo à leitura para crianças de até cinco anos – mas apenas 37% costumam ler para elas.Esse é o resultado de pesquisa da Fundação Itaú Social que será anunciada hoje em São Paulo. Para o levantamento, o instituto Datafolha ouviu 2.074 pessoas com mais de 16 anos de idade em 133 municípios de todo o País.
“Nosso objetivo foi medir a percepção sobre a importância da leitura para crianças pequenas, mas também o envolvimento do adulto nessa tarefa”, afirma o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Matias.
A pesquisa é uma das ações da campanha que vê no estímulo à leitura uma oportunidade demobilizar a sociedade para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário