terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MT - Programa Brasil Voluntário busca estudantes para trabalhar na Copa


Da Redação - Darwin Júnior

 

O foco do programa Brasil Voluntário se volta para os estudantes. Com as inscrições abertas desde o dia 14 de janeiro, o programa busca a inclusão de estudantes de faculdades particulares e públicas, como Universidade Federal de Mato Grosso e Unemat, além do Instituto Federal de Mato Grosso. Os interessados em trabalhar na Copa 2014 têm até 6 de março para se inscreverem.

A atuação dos novos voluntários terá direcionamento. O voluntário que for selecionado irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno da Arena Pantanal, shopping centers e no Centro Aberto de Mídia (CAM). Nesses locais, darão suporte a torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral. A atuação será de 12 de junho a 13 de julho com foco em dias de jogos e eventos de exibição pública.

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) tem divulgado o programa de voluntariado por meio de cartazes e palestras nas universidades, destacando as oportunidades de aprendizado e de intercâmbio cultural. Um grupo de estudantes de Comunicação será selecionado para atuar no CAM que funcionará no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. Esses voluntários prestarão auxílio a jornalistas brasileiros e estrangeiros da imprensa não credenciada.

Alunos dos cursos de Educação Física, Letras e Turismo também são públicos estratégicos para o programa, já que poderão vivenciar no trabalho voluntário situações que contribuirão para sua formação profissional. Mas estudantes de outras áreas que estiverem interessados também podem se candidatar.

REQUISITOS - Para ser voluntário é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade de quatro horas diárias para o trabalho entre os dias 12 de junho e 13 de julho deste ano. O treinamento será composto de dois módulos, um virtual e outro presencial. Serão ministrados cursos sobre hospitalidade, turismo, história do futebol, megaeventos, segurança, primeiros socorros, meio ambiente, inglês, espanhol, italiano, francês, turismo, cidade-sede, mobilidade, estratégias do evento e a importância de ser voluntário.

O secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães destaca que “pessoas do mundo inteiro chegarão a Cuiabá e nossos voluntários serão os primeiros a ter contato com esses torcedores e turistas”.

O Brasil voluntário é uma iniciativa do Governo Federal e acontecerá em todas as cidades-sede onde serão realizados jogos da Copa do Mundo. Mais informações pelo site www.brasilvoluntario.gov.br. Com informações da Secopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário