sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pais: como agir no momento da alfabetização

Andréa Marques - andrea@nota10.com.br
Diretora e Editora do Site Nota 10
Lutar contra a injustiça custa-me mais do que sofrê-la.

Jeanne-Marie Roland de la Platière
A alfabetização é um dos momentos mais importantes para as crianças, pois representa a transição da infância para uma nova fase que durará por toda vida. É um processo que exige cuidado, paciência, atenção e dedicação por parte de todos os envolvidos, pois se o pequeno passar com tranquilidade por essa etapa dará um passo fundamental para as fases seguintes que envolvem ainda mais aprendizado e conhecimento. A inserção da criança em um ambiente responsável por sua alfabetização é fundamental para que ela possa começar a se relacionar com essa novidade. Para a pedagoga da Mercur, Márcia Murillo, os pais e profissionais da área precisam entender que esse processo oficialmente começa na primeira série (com cerca de seis anos), mas que a criança já carrega consigo uma história, por isso, o ritmo de cada uma precisa ser respeitado. “Não podemos achar que imediatamente ela estará pronta, é preciso um tempo de experiências diversificadas, tanto com as letras, propriamente ditas, como uma continuidade às vivências anteriores”. O contato com os livros, leituras variadas e materiais como tintas guache, canetas hidrocores e lápis são formas de ajudar nesse momento com o desconhecido. “Os educadores e a família podem criar estratégias para aproximar as crianças de outros espaços, novas oportunidades e experiências variadas”.

Sem folia

Os brasileiros contam as horas para a chegada do Carnaval. Mas se engana quem pensa que todos eles querem folia. A maioria quer sossego. Uma pesquisa realizada pelo CONECTAí, comunidade online de pesquisa, com 1.518 internautas, mostra que 67% dos entrevistados vão aproveitar o feriado para descansar, enquanto 25% vão pular Carnaval. Entre os que querem sossego, 72% ficarão na cidade onde moram e 28% vão viajar para descansar. Já 62% dos que querem folia vão ficar na própria cidade e apenas 38% vão viajar para pular Carnaval. Os principais destinos dos foliões são Rio de Janeiro e São Paulo, citadas cada uma por 14% dos internautas. Na sequência aparecem Recife (9%) e Salvador (8%).

Vaga temporária

O brasileiro não está de olho apenas em uma futura efetivação quando se candidata em uma vaga temporária. É o que revela recente pesquisa realizada pela Page Interim, uma das maiores empresas globais de recrutamento especializado de profissionais terceirizados e temporários, parte do PageGroup. De acordo com o estudo global “Como o mundo avalia o trabalho temporário e terceirizado”, 89,3% dos trabalhadores analisam o emprego temporário como uma oportunidade de acesso a treinamentos profissionais. Foi verificado também que 85,5% dos trabalhadores pretendem, com uma vaga temporária, desenvolver competências profissionais.

Novos aplicativos

Uma leva de aparelhos apresentada no Mobile World Congress, maior evento de tecnologia móvel do mundo, em Barcelona, oferece novos aplicativos capazes de identificar e registrar dados como quanto você correu, caminhou ou comeu, medir os seus batimentos cardíacos e avaliar a qualidade do seu sono. Garantem um olhar detalhado e estatístico para o próprio umbigo, com um gadget capaz de controlar (quase) tudo.

Campanha no carnaval

Conscientizar a população para que não feche os olhos diante de qualquer tipo de violação contra a criança e o adolescente durante o carnaval. A proposta é parte de campanha lançada ontem (27) pelo governo do Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Para a secretária adjunta da Criança, Catarina de Araújo, a aglomeração durante o período de folia abre caminho para o aumento de casos de exploração sexual de menores, além de casos de trabalho infantil e mesmo de negligência e abandono. Ela garante que, durante os quatro dias de feriado prolongado, os conselhos tutelares estarão de sobreaviso para receber denúncias.
Mulheres obesas praticam apenas uma hora de exercício vigoroso por ano, segundo pesquisa feita pela Universidade do Alabama. As mulheres são mais preguiçosas do que os homens, que se exercitam por 3,6 horas, apurou o estudo. 
Seguir uma dieta vegetariana ajuda a manter a pressão arterial baixa e pode combater a hipertensão, segundo pesquisa feita no Japão. Além disso, excluir a carne do cardápio também ajuda a eliminar peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário