sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como lidar com a recuperação escolar?

Fernando Elias José

Muitas vezes, pais e alunos enfrentam a recuperação escolar como uma situação de preocupação e um sinal de fracasso do estudante. No entanto, o período pode ser considerado uma oportunidade de recuperar o conteúdo perdido, reforçar o aprendizado e reverter os resultados negativos. Podemos relacionar as notas vermelhas à falta de atenção, excesso de faltas em sala de aula, lições de casa não feitas - que fazem com que o aluno não reforce o aprendizado fora da sala de aula -, falta de planejamento nos estudos ou à própria dificuldade que o aluno possa ter em determinada matéria.

O estudante que está em recuperação, obviamente não conseguiu absorver o conteúdo necessário ou teve dificuldades em colocá-lo em prática. Portanto, é importante que os pais procurem auxiliar este jovem, tentando entender as suas necessidades pessoais. Recomendo sempre que este problema seja inicialmente trabalhado em casa. Os pais devem entender a situação e perguntar diretamente aos seus filhos como podem ajudar nesse momento. Nada melhor do que acertar “com os pés no chão” como as coisas irão acontecer ao longo do ano, a fim de obter os resultados esperados e não gerar frustrações futuras.

Mas para que o período de recuperação seja enfrentado com sucesso, junto ao apoio pedagógico e a participação ativa dos pais, o aluno também precisa mostrar-se interessado em aprender e a tirar suas dúvidas. Ao perceber que não está conseguindo acompanhar a matéria, o aluno deve estabelecer uma rotina de estudos, evitando que o conteúdo acumule e procurando reverter os resultados negativos

Fernando Elias José
superandodesafios@terra.com.br
Psicólogo, mestrando em Cognição Humana na PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário