quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MT - Projeto contra o trabalho infantil forma 48 estudantes em Cuiabá


Estudantes fazem parte do "Me Encontrei", que tem apoio da Organização Internacional do Trabalho

Secom/Cuiabá

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

Quarenta e oito adolescentes, que integram a turma piloto do projeto ‘Me Encontrei’, participam nesta terça-feira (18), às 16h30, da solenidade de formatura do curso de Auxiliar Administrativo. A solenidade será realizada no auditório Otacílio Canavarros, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

O curso atendeu jovens na faixa etária de 7 a 14 anos que estavam em situação de trabalho infantil ou em risco iminente de exploração. As aulas do projeto – administradas pelo Senai - tiveram início em novembro do ano passado.

Conforme a técnica da referência do projeto pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Mônica Barros, o projeto agrega diversos parceiros que atuam contra o combate ao trabalho infantil e conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ele possibilita a qualificação profissional de jovens, com posterior inclusão no mercado formal de trabalho na condição de aprendizes, reduzindo os índices de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ela pontua que os adolescentes que integram as turmas do projeto são previamente selecionados pela Secretaria de Assistência Social - por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS).

“Prioritariamente, são selecionados aqueles que encontram-se em risco social. Trabalhamos tanto na vertente preventiva quanto no combate a exploração de mão de obra em si, porque quando identificamos uma situação, adotamos às medidas cabíveis”, explica Mônica.
Atendimento

Além da turma piloto, o Projeto Me Encontrei já possibilitou a inserção de jovens em seis turmas (cursos de aprendizagem industrial básica/pedreiro) e cursos de auxiliar administrativo industrial e de aprendizagem em serviços administrativos (Senac). No total, já foram beneficiados 136 adolescentes.

Parcerias

O projeto Me Encontrei agrega ações articuladas entre a Assistência Social de Cuiabá, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Procuradoria Regional do Trabalho 23ª região, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem, Industrial (SENAI), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).



Nenhum comentário:

Postar um comentário