Psicóloga afirma que a prática ultrapassa os muros escolares e que apoio da família é fundamental
VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO
DA REDAÇÃO
Tornar-se motivo de
chacota dos colegas, ouvir apelidos maldosos e ter de lidar com a rejeição são
alguns dos fatores enfrentados por quem sofre 'bullying' - atos de violência
física ou psicológica praticados de forma intencional e repetitivos.
Seja na infância, adolescência ou mesmo na vida adulta, as palavras vexatórias fazem parte da rotina de muitas pessoas e, segundo especialistas, podem acarretar em problemas sérios, como a depressão.
Entre os alvos principais de quem pratica bullying estão aquelas pessoas que não se encaixam em determinados padrões estéticos. É o caso da estudante Ana*, de 17 anos, aluna de uma escola pública tradicional de Cuiabá.
Ela disse sofrer sempre que relembra os momentos de humilhação que passa na escola, onde cursa o terceiro ano do ensino médio.
"Desde criança, eu sou
assim e sempre fui chamada de gorda, baleia, entre outros apelidos. Neste ano,
me colocaram o apelido de Peppa Pig [personagem infantil]"
Segundo ela, o sobrepeso a acompanhou durante toda a vida, assim como as palavras maldosas dos companheiros de classe.
“Desde criança, eu sou assim e sempre fui chamada de gorda, baleia, entre outros apelidos. Neste ano, me colocaram o apelido de Peppa Pig [personagem infantil]”, lembrou.
Em entrevista ao MidiaNews, a adolescente chorou ao comentar sobre o bullying que sofre diariamente por parte dos colegas de classe e confessou ter baixa autoestima e o emocional fragilizado desde que passou a ser alvo das palavras de desprezo na escola.
Segundo a jovem, ela procurou a ajuda dos pais e relatou o tratamento que recebia. Como resposta, eles a aconselharam a ignorar as ofensas, o que, segundo Ana, não resolveu o problema.
“A situação só melhorou quando fui procurei a coordenação da escola, mas ainda assim sofro bullying, pelo mesmo garoto. Ele sempre fala que vai parar, mas continua fazendo piadinhas”, lamentou.
Sexualidade
Além da aparência, questões referentes a sexualidade também são motivos para bullying. Desde que assumiu sua homossexualidade, Lucas*, 17 anos, sofre com os comentários e piadas dos colegas na escola.
“Desde que entrei na escola, sofro preconceito. Me xingam de 'bichinha' e várias outras coisas que acham que possa me ofender”, relatou.
Lucas afirmou que, em meio às ofensas, acabou perdendo a paciência e chegou a agredir um colega de classe.
Ele afirmou, ainda, que já chegou a ser internado num hospital, após tentar o suicídio em razão dos apelidos jocosos. Hoje mais forte, ele diz que os xingamentos continuam, porém, não o incomodam mais.
“Teve uma época em que eu cheguei a cortar os pulsos porque não aguentava mais os apelidos, mas isso não me incomoda mais. A minha mãe é homossexual também e sempre me ensinou que isso não é pecado. Ela só tem medo, diz que é perigoso brigar por causa disso”, afirmou.
A coordenação da escola, conforme Lucas, é omissa aos casos de bullying e não costuma resolvê-los.
Também em razão da sua orientação sexual, a adolescente Juliana*, 17, contou que já foi alvo de bullying na escola por diversas vezes.
Ela e a namorada costumam andar de mãos dadas pela escola onde estudam e, conforme relato, sempre são alvos de olhares preconceituosos.
Nem a coordenação da escola, de acordo com a adolescente, escapa de ações preconceituosas.
“A minha namorada me pediu em namoro no pátio da escola e, por causa disso, a inspetora nos levou para a diretoria. Ela nos disse que a gente estava desrespeitando a escola”, afirmou.
Juliana contou sofrer com a rejeição também dentro de casa, onde os pais não aceitam a sua orientação sexual. Segundo a jovem, eles chegaram a querer tirá-la da instituição, para que ela não pudesse mais ver a namorada.
“Os meus pais nunca apoiaram o meu namoro, mas também sofro bullying dos coordenadores da escola. As pessoas são preconceituosas em todo o lugar. Uma coordenadora me disse uma vez que o mundo era heterossexual e eu estava errada”, falou.
Apoio é fundamental
Conforme a psicóloga Estelita Rodrigues, o culto à aparência na atualidade fez com que o bullying se tornasse mais recorrente.
Rodrigues explica que o bullying é uma atitude social e a busca por um padrão estético ideal acaba fazendo com que aqueles que não correspondem à expectativa tornem-se motivos para chacotas e exclusão.
"A estrutura familiar é
muito importante para quem sofre bullying, pois isso evita que a vítima sofra
grandes abalos emocionais. Atualmente, há isolamento social dentro da própria
casa"
A profissional afirmou que o bullying ultrapassa os muros da escola, quando os jovens vítimas de tais atos não contam com o apoio dos pais ou familiares, apontado por ela como fundamental para evitar possíveis traumas.
“A estrutura familiar é muito importante para quem sofre bullying, pois isso evita que a vítima sofra grandes abalos emocionais. Atualmente, há isolamento social dentro da própria casa”, explicou.
Segundo a psicóloga, o bullying pode ocorrer em outras situações, como na faculdade ou em ambientes de trabalho, não sendo um problema exclusivo das escolas.
Durante a vida acadêmica, conforme a especialista, campanhas devem ser feitas para garantir a boa formação das vítimas, a fim de que elas não sofram consequências de tais atos de agressão no futuro.
“É importante que haja a promoção de relacionamentos sadios, a escola deve promover campanhas de aceitação. Em casa, é importantes os pais reforçarem os laços e incentivarem a vítima de bullying a se aceitar do modo que é”.
O ambiente escolar, conforme a psicóloga, deve incentivar os alunos a promover a inclusão de gêneros, raças e culturas, principalmente na adolescência, que é uma das fases mais complicadas para a formação pessoal.
“A adolescência é uma criação social que ocorre no período da puberdade. É uma fase crítica, onde qualquer arranhão na autoimagem mexe com a pessoa, por isso é fundamental acompanhamento familiar”, explicou.
Lei anti-bullying
Em 2012, o Governo de Mato Grosso sancionou a Lei Nº 9.724, sobre prevenção e combate ao bullying. O documento incentiva as escolas públicas e particulares a desenvolverem projetos pedagógicos de medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate ao bullying escolar.
A lei define o bullying como prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima.
O decreto propõe a instituição da “Semana de Combate e Prevenção ao Assédio Escolar bullying no Estado de Mato Grosso”. O evento deve ser realizado anualmente, sempre na primeira semana de abril.
Paz na Escola
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), além da lei estadual, o Governo conta com o projeto “Paz na Escola”, desenvolvido pela pasta, que possui o objetivo de coibir atos de violência no ambiente escolar. De acordo com a coordenadora da ação, Ana Carolina Costa, o bullying é um dos itens do projeto.
Costa afirmou que muitas das agressões ocorridas dentro de instituições de ensino são motivadas pelo bullying.
“Quanto maior a vulnerabilidade, maior a violência. A maioria dos casos de violência em escola estão ligados a questões comportamentais ou a problemas familiares”, disse.
*Os nomes dos adolescentes entrevistados na reportagem foram alterados para que suas identidades sejam preservadas.
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