segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Adolescente triste, fala sério....

Iza Aparecida Saliés



Lendo o artigo do Professor Saint Bahls, pesquisador da Universidade Federal do Paraná, sobre os adolescentes, onde sua pesquisa fazia uma abordagem sobre o sentimento que os adolescentes estão apresentando, segundo dados apresentados os atuais adolescentes estão com sintomas de depressão, sentem tristeza.

Fique assustada com a informação, pensei como isso pode refletir na escola. Como nós professores vamos lidar com esse sentimento? Como ajudar os adolescentes a sair dessa?

Todas essas indagações, com certeza irão fluir nos meandros escolares, deixando a escola conflituosa, pois os efeitos desse sentimento, pode atrapalhar o dia-a-dia da sala de aula, momento em que as relações são efervescentes, calorosas, demandando preparo dos profissionais da educação para solucionar esse doloroso problema.

Como colaborar com os adolescente diante das exigências contemporâneas?

As pesquisas sobre adolescentes indicam que a necessidade de ser aceitos pelo grupo, deixa-os inseguros, ser aceito pelo outro significa que estou e sou da tribo, tudo isso, provoca neles sentimento de satisfação e prazer, e quando rejeitado, ia sim, surge à decepção, isso vai depender de como será aceito ou rejeitado pela turma.

Para o autor da pesquisa, esse sentimento surge em detrimento dos reflexos econômicos e sociais que vivemos, é nessa fase da vida que as necessidades aparecem, as competições, as comparações, como: o corpo sarado, a beleza, a conquista, o ficar e outros detalhes das especificidades deles, surgindo ai o sentimento de sofrimento uma vez não aceitam pelo e no grupo.

Cabe neste momento alertar os pais e a escola, que é preciso cuidar do sofrimento dos adolescentes, não podemos deixar passar despercebido, temos que ficar atentos quanto ao seu reflexo no humor e no comportamento deles, devemos também, verificar sua intensidade e permanência, de modo que possamos observar como os adolescentes estão lidando com essa nova forma de viver e conviver em grupo e como estão com seus pares.

Para que isso possa ser acompanhado pelos pais e pela escola a pesquisa sugere algumas dicas que poderão ajudar na observação do comportamento dos adolescentes, tais como:verificar se o adolescente está muito triste ou alegre, procurar saber o motivo; saber porque eles estão desinteressados por coisas que gostavam muito, sem mais sem menos perdem o entusiasmo por atividades diferentes, dificilmente demonstra prazer no grupo de amigos, há tendência ao isolamento, demonstra ausência de sentimentos, sensação de vazio, de vez em quando parece triste, agressivo (meninos), tudo isso acontece, sem motivo aparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário