quarta-feira, 22 de setembro de 2010

“Sala de Professor” lócus de reflexão, estudo e aprendizagem docente.

 
Iza Aparecida Saliés
htttp://www.izasalies.blogspot.com



A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso implanta em 2004 o projeto Sala de Professor, cujo principio está fundamentado no fortalecimento da formação continuada de professores na perspectiva de instituir a escola como espaço de aprendizagem docente, também.

A Sala de Professor teve sua implantação coordenada pela Seduc e Cefapros, estes, tiveram que orientar e acompanhar na estruturação e organização do projeto na escola.

Por ser um projeto cujo foco é a formação continuada, o mesmo busca capacitar os professores no próprio local de trabalho, a escola, contexto onde as atividades pedagógicas acontecem realmente, na sala de aula, na biblioteca, no pátio, nas relações, no coletivo de professores, colegas, alunos, ou seja, com todos os segmentos da escola e do seu entorno.

Além disso, o projeto objetiva constituir a cultura do estudo em grupo, pois, a formação continuada está fundada numa perspectiva de estudo coletivo, utilizando o espaço escolar como lócus de formação de professores, entendendo também, como espaço de aprendizagem docente, onde as atividades de estudo, os cursos, projetos e programas de iniciativa da escola possam ser desenvolvidas no mesmo local.

Ao implantar o projeto a Seduc focou os olhares para a escola, apresentando uma nova alternativa de atender as demandas de formação continuada nascida na própria escola, como também, apoiar os professores na solução de possíveis problemas e ou dificuldades no desempenho da sua prática pedagógica.

As formações eram desenvolvidas pela própria Secretaria, em forma de projetos, agora, com a Sala de Professor propõe transformar o espaço escolar num lugar onde pode desenvolver a formação continuada de seus professores, possibilitando a realização de cursos de acordo com as prioridades apontadas no Plano de Formação do Projeto Político Pedagógico da escola.

Nesses quatro anos de execução da Sala de Professor na rede estadual de ensino teve uma avaliação com índices muito bons, provocou mudanças no cotidiano da escola, promoveu grandes debates, resultando em consideráveis avanços para a educação, ainda assim, faz-se necessário realizar alguns ajustes, sendo que, um deles é apoiar a escola em suas demandas para fortalecer a formação continuada de seus professores e melhorar as atividades pedagógicas da escola em interface com o processo ensino e aprendizagem.

No bojo das intenções do projeto está também a vontade de instituir grupos de estudos permanentes dos professores, provocando o exercício da prática dialógica entre seus pares, exercitando a aceitação da pluralidade de idéias, a democracia, a participação para que essa prática passe a ser constante na escola.

Organização de grupos de estudo, estabelecer o tempo e as condições de desenvolver o Plano de Formação Continuada da Escola de acordo com as demandas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico, são atividades da escola que podem ser desenvolvidas na Sala de Professor.

Esse projeto não deve discutir as questões pedagógicas apenas com os professores, pois o pedagógico é também de interesse de todos os envolvidos com a situação escolar, melhor dizendo, sendo de interesse comum a toda comunidade escolar.

É no momento de estudo coletivo, ou seja, na Sala de Professor que devemos discutir os procedimentos didáticos contemporâneos, que nós professores precisamos conhecer e compreender.

Então, torna-se necessário que o professor entenda e aceite essas novas prática, as novas metodologias e as concepções e refletir sore a sua prática, está é sua vivência pedagógica, desta forma, ele pode compreender melhor a articulação entre os conceitos de trabalho, ciência e cultura, sobretudo, a partir da sua própria prática docente.

Hoje o professor precisa atualizar constantemente seu embasamento teórico, metodológico, dominar os pressupostos educacionais, de modo a fortalecer a ação pedagógica do professor, para que o mesmo, seja capaz de resolver problemas e atender necessidades que surgem durante a prática pedagógica, possibilitando intervir no processo ensino aprendizagem visando o seu sucesso e do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário