domingo, 12 de fevereiro de 2012

MT participa da Semana da Saúde na Escola

As escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso participarão entre os dias 5 a 9 de março de atividades voltadas à promoção da saúde entre os alunos. Denominada “Semana da Saúde na Escola” o evento nacional promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Saúde (MS), em parceria com as prefeituras e Secretarias Estaduais, terá como tema o combate a obesidade entre crianças e adolescentes.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fará o lançamento da atividade na próxima semana, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. Conforme a coordenadora do PSE na Seduc, Mariza Lima de Souza, entre as ações desenvolvidas estão: a aferição de peso e altura dos alunos e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) dos mesmos.

“Os pais também serão convidados a visitarem as Unidades de Saúde da Família que cobrem a região da escola dos filhos. Todas essas ações serão coordenadas pelos profissionais da saúde, com o apoio dos servidores das escolas”.

Cadastro

Mariza Souza informa que 81 municípios do Estado estão cadastrados no PSE. Eles recebem cerca de R$ 10 mil por ano do MS para financiamento de cada equipe de Saúde da Família que está cadastrada no Programa. “Para irem às escolas realizar as atividades da semana com saúde, cada equipe receberá um recurso extra de R$ 500”, disse.

Ela conta ainda que os demais municípios que não participam do PSE poderão realizar as ações da semana, com suporte financeiro disponibilizado pelas Unidades de Saúde da Família.


Programa


O Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público. Conforme informações do MEC, dois anos após o início do programa, em 2007, mais de 8,460 milhões de estudantes de 695 cidades brasileiras já tinham sido beneficiados pelas ações do programa.

O PSE é uma iniciativa do MEC e MS, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. O programa também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educacional e do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios, com o fortalecimento e sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas / unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

As ações do PSE dividem-se em quatro áreas: avaliação das condições de saúde, promoção da saúde e prevenção, educação permanente dos profissionais da área e monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário