quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias

Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias



Este é um período do ano em que professores e alunos retornam às salas de aula .Olhando a transformação pela qual passa o ensino brasileiro, não tem como passar despercebido as mudanças que estão ocorrendo nas escolas, causadas pelo impacto das novas tecnologias que estão modificando as formas de aprendizado e a relação entre professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem.

Até há pouco tempo, com raras exceções, as escolas dispunham de quadro negro e giz, slides e livros impressos. Hoje, na era do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo com o acesso cada vez maior à internet (rede mundial de computadores), os professores precisam se adaptar ao uso de novos instrumentos de trabalho: a antiga lousa é substituída pela lousa digital; livros dão lugar a tablets; notebooks são vistos cada vez com mais frequência sobre as carteiras e os alunos tem cada vez mais acesso a bibliotecas virtuais e a banco de dados (pesquisas) com apenas um click; telões de videoconferência diminuem as distâncias entre professores e alunos; o uso de projetor multimídia contribui para a criação de novas estratégias de aprendizado e cada vez mais pilhas de livros são substituídas por livros e apostilas baixadas da internet e os seus conteúdos são armazenados no pequeno pen drive.

A tecnologia é vista com bons olhos pela maioria dos profissionais da educação, pois os recursos tecnológicos permitem produzir e compartilhar conteúdos como textos, fotos e vídeos, criando interatividade e modificando a lógica do aprendizado. As salas de aula modernas são mais interessantes do que as tradicionais e quando os recursos tecnológicos são utilizados corretamente oferecem uma grande gama de recursos e estímulos aos alunos.

Os professores tem grandes desafios a serem superados diante de tanta tecnologia. É imprescindível que o professor de hoje esteja aberto às novas descobertas e veja as novas tecnologias como auxiliares no seu desenvolvimento educacional e, através dessas tecnologias que fazem parte do dia a dia dos seus alunos, aprendam a interagir e criar neles o gosto pela pesquisa.A comunidade virtual fornece uma aprendizagem colaborativa tanto ao aluno como para o professor, pois ao fazer debates sobre certos temas, eles podem aprofundar seus conhecimentos nos bancos de dados disponíveis na internet.

Já as escolas tradicionais que ainda têm em suas salas de aula, espaços compostos apenas por lousa, giz, carteiras, livros impressos, cadernos e ainda persistem nos métodos tradicionais de ensino onde o professor fala, o aluno escuta; o professor dita, o aluno escreve; ou seja, um ambiente pouco estimulante para as crianças e adolescentes de hoje, que vivem num mundo bombardeado por informações e interatividade, podem estar com os dias contados.

No mundo globalizado, a educação baseada no método tradicional de ensino se torna cada vez mais obsoleta e perde espaço para a nova eduçação, que tem por finalidade atender a uma crescente demanda de estudantes mais autossuficientes que passam a ver o professor como orientador. As escolas por sua vez, pressionadas por pais e alunos e pela própria sociedade, sentem-se obrigadas a se adaptarem aos crescentes avanços tecnológicos para se manterem no competitivo mercado da educação.

Nos últimos anos, muitas escolas buscaram adaptar os novos recursos tecnológicos aos seus padrões de ensino, com isso proporcionaram maior aprendizado e melhoria na qualidade do ensino. Diante desta realidade, o grande desafio para educadores e educandos é aprender a lidar com a pluralidade e aliar a tecnologia à educação, que quando bem utilizadas trazem grandes benefícios pedagógicos e proporcionam significativos avanços nas formas de ensinar e aprender.


Rosemary de Ross

rose.ross@brturbo.com.br

Formada em Letras (Funesp). Cursou Teologia para Leigos. É escritora e autora dos livros: "Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia" e '"Uma mensagem por dia, o ano todo", da Paulinas Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário