segunda-feira, 29 de abril de 2013

MT - Escola do Campo amplia carga horária com aulas práticas

O manejo adequado do solo, a melhoria da produtividade, geração de renda para os pequenos agricultores e os cuidados com o meio ambiente integraram neste ano o currículo do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Campo, Antonio Garcia, localizada na comunidade 120, município de Poconé (100 km de Cuiabá). 

As disciplinas optativas de Agroecologia, Agricultura Familiar e Economia Solidária estão sendo ofertadas a 45 alunos no contraturno escolar. Segundo a diretora, Elaine Vilela o projeto piloto visa à implantação no próximo ano do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP).

“Conversamos com a equipe da Gerência de Educação do Campo, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que nos orientou sobre a implantação do projeto. Além das 800 horas de aula normais do Ensino Médio, os alunos terão mais 320 horas acrescidas ao currículo com informação de terem participado dessas optativas”, informou.

Mais do que a mera formalidade no histórico escolar a idéia é que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos e práticos no dia-a-dia de suas comunidades. “Nossos estudantes são oriundos de pequenos sítios. Com as informações obtidas principalmente nas aulas práticas eles poderão melhorar suas condições de vida e trabalho”, disse Elaine.     

A diretora conta que as atividades no contraturno tiveram início em março. Nesse período os alunos já fizeram o manejo da horta da unidade. O próximo passo será a construção e um biodigestor para reaproveitamento de material orgânico e produção de fertilizante. Para a estudante Débora Cristina Luperine, 15, as aulas estão sendo importantes para dar uma visão mais ampla sobre o trabalho no campo.

“Estamos aprendendo muita coisa que desconhecíamos. Poderemos aplicar as técnicas estudadas na melhoria da produtividade e consequente melhoria de renda de nossas propriedades”, disse. Atualmente a Escola atende 940 alunos nos três períodos e além do Ensino Médio, oferta o Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário