segunda-feira, 29 de abril de 2013

MT - Seduc apoia práticas protagonistas entre estudantes

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio da coordenadoria de Ensino Médio, incentiva o protagonismo juvenil. A equipe oferece  assessoramento às unidades escolares interessadas em fortalecer as agremiações estudantis e incentivar os projetos  realizados pelos estudantes.

“Todo estudante têm vez e voz, deve e pode ajudar na construção do espaço escolar, respeitando o PPP e o regimento escolar”, cita o professor Jorge Rodrigues, responsável pelas ações ligadas ao protagonismo juvenil.  A mais recente pesquisa realizada pela Seduc aponta que 23 instituições mantêm grêmios, porém, as iniciativas de protagonismo juvenil atingem 70 unidades.

O assessoramento técnico, visitas in loco as unidades escolares são estratégias implementadas para pontencializar ações de valorização da participação juvenil.  

Para o segundo semestre, pontua o  professor, já  há programação para um grande encontro reunindo União dos Estudantes, vereadores mirins, Secretaria de Assistência Social, para debater ações propositivas para a juventude. “Será o Fórum Estadual da Juventude”, diz.

Cientes da importância dessa participação a Escola Estadual Ulisses Guimarães, de Campo Verde, articula a composição de chapas para  eleição  do grêmio estudantil.

“Percebemos o interesse e realizamos as primeiras reuniões com a participação do Grêmio. Sabemos da necessidade de articulação. É preciso que os estudantes vivenciem seus direitos e deveres”, diz a diretora da Escola Estadual Ulisses Guimarães, de Campo Verde, que adota o Ensino Médio Inovador e disponibiliza os cursos de Administração e Logística do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP). 
A unidade atende a um total de 768 estudantes. “O público é mais adulto e começa a entender a necessidade de participação”, finaliza a diretora. 

O presidente do Grêmio da Escola, Jonathan Farias, 17,  entende como sendo de grande importância democrática e social, o processo vivenciando. “É muito dificil envolver os estudantes. Boa parte deles encontram-se no mundo virtual e teremos um trabalho conjunto para resgate da cultura, com ações pedagógicas diferenciadas”. Após a escolha, falta apenas o processo de  homologação do Grêmio.

Ainda segundo Jonathan, apenas  uma chapa, a  Bloco na Rua, concorreu à disputa e foi eleita com 74% dos votos da comunidade escolar. “Temos  18 pessoas envolvidas diretamente no processo”.

Serviço:Para acessar mais informações sobre Protagonismo Juvenil clique no link abaixo: http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=475&cid=12637&parent=475

Mais informações pelo telefone da Coordenadoria do Ensino Médio, com professor Jorge Rodrigues (65)3613-6318.
PATRÍCIA NEVESAssessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário