RAFAEL BALAGO
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
Como falar sobre sexo com as crianças em cada fase da infância? Quais termos evitar? Veja as respostas para essas e outras dúvidas quando o assunto é sexo e o público é infantil, segundo César Nunes, 54, presidente da Associação Brasileira de Educação Sexual.
César Nunes - Por volta dos quatro anos, as crianças começam a se perguntar de onde vieram. Quando meu filho tinha essa idade, contei que a mãe dele e eu juntamos o melhor de cada um para criá-lo. O pensamento nessa idade é fantasioso e egocêntrico, o que desperta interesse por histórias mágicas e que mostram o quanto a criança é querida.
E nas fases seguintes?
Perto dos oito anos, a criança já começa a prestar atenção no sexo oposto. A conversa pode ir um passo além e contar que o pênis e a vagina são usados para gerar os bebês. Quando chegar à adolescência e surgirem questões como a primeira menstruação, já terá sido trilhado um caminho desde a infância. Os adolescentes geralmente evitam falar sobre sexo. Para eles, livros podem ser um meio mais interessante.
Divulgação | ||
Peça do museu interativo Catavento |
Meu pai dizia que crianças más tinham sido deixadas pela cegonha em um bambuzal. Coisas assim são retrógradas. A criança precisa sentir que sua chegada foi um momento especial e também, entender, desde pequena, que seu valor vai muito além das questões de gênero.
E o papel da escola?
Cabe aos pais as primeiras lições de educação sexual. Às vezes, terceiriza-se para a escola a formação moral e ética. Na sala de aula, há um discurso médico-científico, que aborda o funcionamento biológico e a prevenção, mas não gera referências para o comportamento.
Como abordar a homossexualidade?
É importante mostrar que há vários modelos possíveis de família além do que há em casa e deixar claro que se trata de algo diferente dos estereótipos que aparecem na TV.
Como lidar com o erotismo na TV?
A criança não deve ser exposta a situações de sexualidade que ainda não consiga assimilar. Caso isso ocorra, os pais precisam abrir espaço para conversar sobre o que foi visto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário