sexta-feira, 5 de junho de 2015

Escolas do campo têm até o dia 15 para escolher livros didáticos


 Agência Brasil

O processo de escolha dos livros didáticos para escolas do campo já está aberto na internet. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos têm até o dia 15 de junho para selecionar as obras didáticas mais adequadas ao sistema pedagógico de cada rede de ensino. A escolha é feita no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Esta é a segunda vez que o órgão vai distribuir material didático específico para estudantes de escolas do campo, com abordagem que considera a realidade social, cultural, ambiental, política e econômica dessa parcela da população. Pelo Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo 2016), serão beneficiados, de acordo com a autarquia, 2,6 milhões de estudantes de quase 60 mil escolas em todo o país.

O responsável por cada secretaria de educação fará o registro da escolha no portal. Para que a seleção seja mais democrática, a recomendação é que haja reuniões com todas as escolas públicas rurais e seus professores.

“A escolha do livro deve ser um consenso, e não uma decisão imposta”, diz a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Sonia Schwartz. Ela explica que, para garantir a transparência, tanto a lista com as obras escolhidas na reunião quanto a lista final da escolha feita no site devem ser publicizadas nas escolas.

“A sugestão é que as redes de ensino façam uma ata da reunião na escola para dar transparência ao processo, e deixem disponível em local visível, para confrontar o que foi registrado no sistema”, afirma.

Serão selecionadas coleções para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. As obras serão de letramento e alfabetização, alfabetização matemática, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e arte, e livros com temáticas regionais.

No site, está disponível o Guia PNLD Campo 2016, com resenhas e avaliações das coleções e livros regionais aprovados para esta edição do programa.

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