domingo, 14 de agosto de 2011

MT- Sem opção por falta de investimentos, alunos migram para outras cidades

Redação 24 Horas News

A falta de investimentos na Educação, que obriga muitos estudantes a mudar de cidade em busca do ensino público superior foi abordada na audiência pública realizada nesta sexta-feira (12), em Juara. Mesmo com a escassez dos recursos, o campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) foi o único implantado no estado nos últimos 15 anos. Contudo, a ausência do Governo faz com que estudantes deixam suas famílias em busca de outros cursos.

A Unemat de Juara atende 270 alunos no curso de Pedagogia, que alcançaram nota quatro no Ideb – Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, se destacando na média nacional. Instada em 1999 pela Lei 6.998, de maio de 1998, oriunda do trabalho do presidente Riva, a instituição atende aos estudantes de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã e dos distritos Catuaí e Águas Claras.

A situação crítica do ensino em Mato Grosso foi debatido em Juara. Nessa audiência, a população de Juara compareceu em massa no Centro de Eventos Savoíne, que também discutiu o Projeto de Lei 137/2011, de autoria da deputada estadual Luciane Bezerra. Objetivo é instituir no processo seletivo da Unemat, o bônus adicional de 10% na nota final dos candidatos egressos do Ensino Público. Mecanismos para o fortalecimento também estiveram em pauta.

O prefeito de Juara, Alcir Paulino (PP) explicou a necessidade de viabilizar mais cursos para o município. “Cabe a todos nós unificar forças para fortalecer a Unemat. Precisamos também focar em ações para os ensinos Fundamental e Médio, para que no futuro não tenhamos que ficar criando bônus”.

Paulino lembrou que, em breve, a escola técnica oferecerá mil vagas para capacitação. E o MT Preparatório beneficiará alunos das escolas do Vale do Arinos. Também está em fase de conclusão o convênio com a faculdade particular Ages, de Juína. Expectativa é que sejam ofertados de seis a oito novos cursos.

“A nossa preocupação é com a distância e perigos que nossos filhos enfrentam para estudar longe de casa. Muitas vezes eles não voltam a morar no mesmo município”, disse a presidente da Câmara Municipal, vereadora Cida Félix.

A deputada Luciane Bezerra explicou que a lei vai resguardar o direito desses alunos futuramente. Um dos requisitos, conforme o projeto, é que os candidatos tenham obtidos nota média igual ou superior a 7 pontos, em todas as disciplinas constantes na grade curricular dos ensinos Fundamental e Médio.

A Unemat de Juara já formou sete turmas de Pedagogia, duas de Administração de Empresas, duas de Ciências Contábeis e uma de Letra. “A Unemat é uma luta antiga da população que ansiava por dar continuidade aos estudos dos filhos sem que eles tivessem que morar em outras cidades, porém a dificuldade financeira da instituição não permite a ampliação de mais cursos provocando a migração”, explicou a coordenadora do campus, Cleusa Regina Balan Taborda.

Com ampla sede, o campus de Juara é estruturado com são 12 salas de aulas; laboratórios de informática com 30 computadores; de linguagem e, em breve, será inaugurado o Pedagógico. Porém, depende do fortalecimento financeiro da instituição para voltar a oferecer os cursos que no passado fizeram a diferença na região. “Clamamos por união política pelo fortalecimento da nossa instituição”, disse a coordenadora, ao lembrar que o campus com mais opções de cursos está há 300 quilômetros em Sinop e, anualmente, aproximadamente 300 estudantes concluem o Ensino Médio em Juara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário