quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cuiabá - MT Alimentação balanceada está entre as prioridades da rede de ensino de Cuiabá


Redação 24 Horas News


A alimentação escolar está entre as principais preocupações da prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Garantir que as crianças tenham uma rotina alimentar balanceada exige a análise e o monitoramento da Coordenadoria de Alimentação Escolar e das Técnicas em Nutrição Escolar (TNEs), também conhecidas como merendeiras.

As escolas e creches da rede de ensino da capital contam com um programa alimentar qualificado, que atende as necessidades alimentares diárias daqueles que passam a maior parte do tempo no ambiente escolar.

No caso das escolas, o cardápio é montado de acordo com a faixa etária de cada aluno. Os da Educação Infantil, por exemplo, recebem duas refeições por período, sendo um lanche na entrada e o almoço. Já os alunos do Ensino Fundamental recebem apenas uma refeição, o que é suficiente e condizente à idade e ao tempo em que passam na escola.
Nas creches, os bebês recebem seis refeições diárias, e as crianças, que já passaram da fase de amamentação, são alimentadas cinco vezes, já que passam o dia todo na unidade e merecem esta atenção especial.

Para elaborar o cardápio da rede de ensino de Cuiabá, é feito um estudo do que a região oferece, pois, de acordo com a Lei nº. 11947/09, no mínimo 30% dos produtos adquiridos devem ser da agricultura familiar, o que valoriza os alimentos regionais , aproveitando produtos sazonais.

Segundo a coordenadora de Nutrição Escolar da SME, a rede prioriza a ingestão de frutas e verduras, principalmente nas creches. “Queremos que essa criança já tenha o paladar acostumado com esses alimentos. Quanto mais cedo este trabalho se inicia, é mais fácil educar a rotina alimentar”.

Além disso, esta alimentação balanceada, preparada para todos os alunos, tem como objetivo suprir as necessidades calóricas de cada criança. “O cardápio repassa para as crianças a quantidade de nutrientes que ele deveria estar ingerindo naquele período em que se encontra na unidade escolar”, destaca Mônica.

No entanto, todo este estudo e preocupação em tratar bem as crianças contam com o conhecimento e trabalho dos TNE’s, que são responsáveis pelo preparo de cada refeição, e recebem orientação e acompanhamento das nutricionistas da SME, responsáveis por monitorarem a alimentação escolar mensalmente, além de estarem atentas às individualidades e necessidades alimentares de cada criança.

Casos específicos

O trabalho da coordenadoria de Nutrição Escolar exige atenção e responsabilidade, pois existem exceções que devem ser tratadas com cuidado, como os casos de crianças que apresentam patologias relacionadas à alimentação.

Os casos mais comuns são de intolerância a lactose, glúten, alergia alimentar, sobrepeso e baixo peso. Mas, a rede atende também crianças diabéticas e com síndrome nefrótica. “A equipe de nutricionistas monta um cardápio diferenciado para estas crianças, e orienta os técnicos sobre como as refeições para elas devem ser preparadas”, explica Mônica.

Formação

A execução destas funções requer preparo e atualizações. Por isso os Técnicos em Nutrição Escolar passam por formações para aprenderem maneiras corretas de armazenamento, aproveitamento e conservação dos alimentos.

No momento, os profissionais estão cursando a “Formação de Manipuladores de Alimentos”, que teve início em julho, quando foram repassadas as orientações teóricas. Agora já estão na parte prática, que deverá ser concluída até o final de setembro.

Esta segunda etapa da formação está sendo coordenada pela gastrônoma Laura Ramos, que ensina sobre o aproveitamento integral dos alimentos, bem como confecção de pratos com proteínas de soja, que deverão fazer parte do próximo cardápio da rede de ensino.

A finalidade de todos estes detalhes presentes e indispensáveis à alimentação escolar é fazer com que estes profissionais tenham, antes de tudo, consciência sobre a importância dos benefícios que uma alimentação saudável traz à saúde destas crianças, e saibam proporcionar isso por meio da dedicação e atenção ao preparar cada alimento.

Quando a criança come bem, ela se sente mais disposta e mais preparada para desenvolver suas atividades diárias. Ou seja, no ambiente escolar, isso reflete de forma considerável no seu desempenho em sala de aula.

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