quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Abordagem da temática indígena na escola


                                                                                                               Elisa  Aparecida  Borelli
                                                                                                                elisaborelli@ig.com.br
                                                                                                        Graduação em Matemática
                                                                         Professora da Escola Irene Gomes de Campos
                                                                                                     Joanei  Francisca  de  Campos
                                                                                                                jfdcampos@gmail.com
                                                                                                                   Graduada em História
                                                                                          Especializada em Educação Inclusiva
                                                                  Professora da    Escola Irene Gomes de Campos
                                                                                                          Maria Custódia de Campos
                                                                                                            Marilene Antonia de Lima
                                                                                                  marilene.eigomes@gmail.com
                                                                                               Graduada em Ciências Biológicas
                                                                                            Especializada em Educação Especial
                                                                      Professora da     Escola Irene Gomes de Campos

   

                As  abordagens   a   respeito das  temáticas envolvendo os grupos    sociais discriminados     muito  tempo vem sendo preocupação de várias   ações  da   educação   e  até  mesmo   do governo.
                 Diante   de   fatos  tão   concretos   e   de   anseios  de  se construir uma   sociedade  cada  vez  mais   democrática,   pautada   na   convivência  multicultural   e   inclusão de  grupos  ignorados  e até  mesmo  esquecidos pelas   políticas,    marginalizados  por um modelo   sócio-econômico    que   na    maioria   das   vezes   privilegia    exclusivamente  a   matriz   européia   devido  ao  seu   padrão  de    consumo. A  questão  indígena  deixa  de  ser    apenas   uma   temática   antropológica  e  étnica  e  passa   a   configurar o cenário das prioridades  político-sociais.
              Essa parcela  significativa da população vem , ao longo da  história, acumulando injustiças que a obriga a organização  de  movimentos  sociais  para  que  de  ignorados passem  a  existir como   cidadãos  e, dessa  forma  representarem expressão   política enquanto garantia de seus direitos.
             Nesse sentido alguns  avanços  podem  ser  observados .  Governos  de  países   latino-americanos  desenvolvem políticas para a inclusão social dos   grupos  que  participaram  da  formação  de diversas nações, mas não como resultado de verdadeiro  interesse por esses  povos  e sim,  forçados por    inúmeros   movimentos   indígenas  e   não   indígenas   reivindicando melhorias  com  o  objetivo  de   minimizar  as  desigualdades   sociais   que   originaram    no  processo  de  colonização  que   ora  são denominados  de  dívidas sociais.
              No  Brasil ,  as  diferenças  étnico-raciais  são  objetos  do  governo   federal,  como  por  exemplo, a obrigatoriedade  da  inclusão  no currículo escolar  do  ensino   de    História  e    Cultura   Afro -brasileira  e   também  indígena  através  da   lei   11.465/08,   que   tem como objetivo combater o   racismo  e    promover  a   igualdade   social.   No  que   se  refere    aos     educadores,  o   trato  das  questões étnico-culturais  está  garantido   pela    Lei     de    Diretrizes    e   Bases   na     Educação   (  LDB  )   que      também  orienta   a  inclusão  da temática  no  currículo dos cursos  superiores com ênfase aos cursos de  licenciatura  da  área    de    Ciências Humanas.
            Uma   outra   garantia  relevante,  para  que a temática seja  incluída  nas   ações  docentes e  administrativas  do    ensino   fundamental, são  os  PCNs   (  Parâmetros  Curriculares   Nacionais ) . Esse documento orienta  a construção dos  currículos  nas   escolas   públicas  municipais   e  estaduais a   partir  de  uma  educação  comprometida  com  a  cidadania,   para  que   os  alunos   compreendam   não   o   conceito   de  justiça, mas, também  entendam os princípios   que devem orientar a vida escolar com dignidade  do  ser humano, igualdade  de direitos, participação e co-responsabilidade pela   vida  social.  Sendo  assim,  é   justo e   necessário   que   a    temática     indígena   passe   a   ter  uma  importância   fundamental   e  essencial    na    perspectiva   do  desenvolvimento  humano ,  visto   que   o  povo indígena   teve  participação    na  formação  do   contexto   histórico  social    político e   econômico  do   povo   brasileiro.
              Considerando o  exposto  e  sem  pretensão de esgotar a discussão sobre  a   abordagem   da   diversidade  étnico-racial, o  presente  artigo   é resultado  da  leitura  de  alguns textos  e do   levantamento     de  opiniões  junto a  docentes e  discentes acerca  da  temática indígena. Nesse  estudo  verificou-se  que  os   professores   consideram   que  as    suas    disciplinas  podem   contribuir  para  a  reflexão  sobre as  questões  étnicos –raciais  e as possibilidades de   compreensão  das  diferenças  culturas  existente  na  sociedade. No entanto,   para  que  isso  se  torne  possível  cabe  à   escola   oportunizar   situações  destinadas  à  construção   do   conhecimento  em  torno    das   questões    étnicos –raciais , satisfazendo   as   curiosidades  e anseios dos alunos  diante  dessas  questões.
               Para   finalizar  este  pequeno  estudo, podemos    concluir  que  as     políticas  envolvendo  povos  indígenas nos currículos escolares  ainda  não  são  suficientes para  a  verdadeira  valorização de  povos tão responsáveis   pela   nossa   formação  cultural   quanto  nossos  colonizadores  europeus. E, mesmo com esforços de  profissionais para uma boa  prática pedagógica   no  atendimento  a  essas novas  políticas   de   governo , faltam   materiais   pedagógicos   coerentes  e   complexos   sobre  o assunto ,  fazendo    estes   profissionais  se   desdobrarem  em  pesquisas  e   estudos   para  suprir  os seus    alunos     dos   conhecimentos   necessários   para    uma    cidadania  coerente,   onde  se valorize   a   sua   própria   cultura,  mas   de   todos  os   responsáveis  pela  formação da cultura brasileira.A valorização  da cultura indígena  é  um  direito a ser conquistado , conquista  essa   que  faz   parte  da   nossa   luta   pela   democratização  da educação Brasileira.
                             


Referências Bibliográficas




Lei de Diretrizes e Bases da Educação - InfoEscola    LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996

http://www.seduc.mt.gov.br/favicon.ico    :  Texto   referente   a    educação   indígena



GOODSON, I. F. Currículo e história. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.                                                                     


CURY, C. R. J. A propósito da educação e desenvolvimento social no Brasil. In: Educação e sociedade.   Cortez e Moraes, n. 9, 1981.

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