quinta-feira, 24 de abril de 2014

MT - Educação Quilombola: Discussões fortalecem ensino aprendizagem


A história da ocupação quilombola no país e a importância dos negros no processo histórico do Brasil e de Mato Grosso são temáticas abordadas durante formação promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) tendo como alvo 30 educadores que atuam em escolas quilombolas do Estado. A atividade é realizada em conjunto com o Núcleo de Estudos e Pesquisa de Relações Raciais e Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso.

No total, os cerca de 500 professores quilombolas atuantes no Estado participarão de quatro módulos a serem desenvolvidos até o primeiro semestre do ano.  Neste mês, 30 educadores participam do módulo ‘Escravidão na História da Humanidade’, ministrado pelo professor e historiador Flávio Gomes.

Segundo o professor da Gerência de Diversidades Educacionais da Seduc,  João Bosco da Silva, a capacitação auxilia na compreensão sobre a importância da história dos quilombolas no Brasil e em Mato Grosso estimulando o aprendizado. Em cada módulo serão atendidos, no máximo, 30 educadores seguindo a parâmetros definidos  pela Secretaria de Formação Continuada e Diversidade (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

No Estado, cerca de  3,8 mil estudantes estão matriculados em unidades escolares quilombolas instaladas nos municípios de  Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Poconé.

Benedita Rosa da Costa, professora na escola Antônio Maria de Almeida na região de Poconé, conta que a importância de adquirir um conhecimento histórico dos quilombolas, é que os professores ensinarão  não apenas história, mas auxilia no reconhecimento de sua identidade.   “Passando esse ensinamento de maneira, considerando o nascimento dos quilombos, a criação de leis e a importância dos negros na construção histórica do Brasil, os alunos se sentirão motivados e orgulhosos de si mesmos, porque muitos ainda têm certo preconceito de suas origens e sua cor”.

O curso teve início no último dia 22 e será encerrado em 26 de abril e as atividades são realizadas na sede do  Núcleo de Estudos e Pesquisa de Relações Raciais e Educação, campus da UFMT, em Cuiabá.

Assessoria/Seduc-MT

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