quinta-feira, 24 de abril de 2014

MT - Projeto estimula conhecimento sobre a capital matogrossense


A Escola Estadual Salim Felício, em Cuiabá, desenvolveu um projeto “Conhecendo Cuiabá” visando trabalhar com os alunos um pouco do contexto histórico de capital, e também os aspectos culturais, sociais  e geográfico. O projeto baseia-se na importância do reconhecimento a capital e foi desenvolvido na semana seguinte ao aniversário de Cuiabá. Todos os alunos da unidade foram convidados a participar das atividades. 

Interdisciplinar, a elaboração do projeto reuniu  o coletivo de professores, Enir Maria Silva (Geografia), Jucélia Maria De Souza (História) e Margarida Célia Patrocínio (Matemática).

Com intuito de  propor a reflexão sobre a  história cuiabana, desde quando era habitada pelos índios, depois a chegada dos paulistas que vieram explorar a região das minas, até a elevação de Cuiabá como capital do Estado de Mato Grosso, a atividade  abordou também as  mudanças ocorridas no espaço natural. Foram feitas observações sobre o  relevo, na vegetação, o clima, a hidrografia, traçando  um paralelo entre o processo histórico desde o início do povoamento com a construção do espaço geográfico cuiabano até os dias atuais.

As riquezas culturais, com a música, as danças  (siriri e rasqueado) também foram avaliadas mais profundamente e ganharam  espaço durante apresentações culturais. A riqueza da culinária também teve destaque durante a atividade. Durante o projeto os alunos puderam refletir sobre uma síntese cultural dos vários grupos étnicos, também responsáveis pela própria característica racial do povo cuiabano.

Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário