quarta-feira, 21 de maio de 2014

Quadrinhos e super heróis

Andréa Marques - andrea@nota10.com.br
Diretora e Editora do Site Nota 10
Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento.

Isaac Newton
Heróis e heroínas de histórias infantis possuem fraquezas e fragilidades, o que os tornam mais humanos e próximos da realidade de muitas crianças. Mais que um ótimo passatempo, essas personagens são grandes influenciadoras na formação da personalidade dos pequenos. Os quadrinhos e super heróis na vida de uma criança, além serem decisivos em sua formação, podem ter grande importância na imaginação e no incentivo pela leitura. Segundo Reginaldo Aparecido da Silva, fundador e diretor geral da RAS Empreendimentos, aproximando alunos da leitura, independentemente de ser uma leitura em quadrinhos, os faz ter um senso crítico e os transformam em leitores. São cada vez mais comuns escolas que adquirem gibitecas da RAS Empreendimentos com títulos da Panini e Maurício de Souza Produções, para seus alunos. Os gibis disponíveis são grandes influentes à leitura, que está diretamente ligada ao aprendizado. Os valores de ética, humildade e coragem são características sempre ressaltadas nos protagonistas. Na maioria das histórias, as personagens que estão passando por alguma dificuldade ou medo escolhem o caminho do bem, mesmo que o caminho certo seja o mais complicado.

Perda da memória

Os problemas relacionados à memória têm sido cada vez mais constantes, devido ao envelhecimento da população brasileira. O coordenador do Centro de Atenção à Memória do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Renato Anghinah, destaca que nem sempre a perda da memória significa Doença de Alzheimer, como geralmente é associado, e ressalta a importância de contar com um diagnóstico diferencial. São diversas as alterações neurológicas que comprometem a memória. Os diagnósticos possíveis em distúrbios de memória podem ter causas primárias, como – sim - a doença de Alzheimer, demência por corpos de Lewy, demência Fronto-Temporal e causas secundárias, como causas vasculares, endócrinas, hematoma subdural, metabólica, tóxica, infecciosa (HIV, PRION, LUES), hidrocefalia de pressão normal, depressão e distúrbio do sono.

Direitos Humanos

A capital do Paraná, Curitiba, inaugurará o Centro de Referência em Direitos Humanos, um projeto que começa a ser desenvolvido pela Cáritas Brasileira em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O Centro será coordenado pela Cáritas Regional Paraná. A inauguração ocorrerá nesta quarta-feira (21), no Auditório do Asilo São Vicente de Paula, que fica na rua São Vicente, n.º 100, bairro Juvevê, a partir das 14h.

Calendário na Copa

As escolas particulares do Distrito Federal estão liberadas de cumprir o calendário proposto pela Lei Geral da Copa, durante o torneio mundial no próximo mês. A decisão, da 7.ª Vara da Fazenda Pública do DF, é resultado de ação judicial impetrada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe). Em agosto do ano passado, a entidade conseguiu liminar na Justiça que proíbe o governo do DF de penalizar as escolas pelo não cumprimento do calendário de 31 dias de férias estabelecido na Lei Geral da Copa.

Proteção infantil

A imagem de uma criança acuada por um homem demonstrando poder com uma moeda em mãos simboliza a campanha “Copa das Meninas”, iniciativa da Plan International Brasil, organização não-governamental de desenvolvimento. A campanha quer alertar a população sobre a situação da proteção infantil durante a Copa do Mundo e a conscientização de turistas sobre o aumento da exposição e vulnerabilidade de crianças e adolescentes a situações de violência, principalmente a exploração sexual. Segundo a Universidade Brunel, da Inglaterra, somente na última Copa do Mundo (África do Sul – 2010) houve aumento de 63% nos casos de exploração sexual infantil.
A delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Araraquara (SP), prendeu na madrugada desta terça-feira uma quadrilha acusada de tráfico de drogas. Cinco pessoas foram presas, entre elas, o vereador com mandato na cidade de Bocaina, Fabiano Romão (PHS). 
O quebra-cabeça mais famoso do mundo assoprou 40 velinhas na segunda-feira, 19 de maio. Já faz quarenta anos que a invenção do arquiteto húngaro Ernö Rubik enlouquece tanto os grandes quanto os pequenos, com suas seis faces coloridas para alinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário