No Estado, Grupo Iuni foi comprada por empresa por R$ 600 milhões, há quatro anos
ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
DA REDAÇÃO
São elas: Anhanguera, em Cuiabá, e a unidade Kroton (Unic), em Rondonópolis (212 km ao Sul da Capital).
A determinação federal é reflexo da compra do Grupo Iuni - ao qual pertence a Universidade de Cuiabá (Unic), por exemplo - pela Kroton Educacional.
O Iuni, que pertencia ao empresário Altamiro Belo Galindo - irmão do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB) -, foi adquirido em 2010, pelo montante de R$ 600 milhões.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, nesta semana, o empresário Rodrigo Galindo, filho de Altamiro, afirmou que empresas nacionais e estrangeiras haviam expressado interesse no processo, que deve ser “competitivo”.
Ao MidiaNews, por meio de sua assessoria, a direção da Kroton explicou que há prazo para atender as exigências do Cade e, durante o processo, não será levada em consideração apenas a oferta em valor.
"Não será levada em consideração apenas a oferta, mas também a capacidade do comprador em manter a operação com qualidade, para minimizar qualquer impacto para a operação"
“Mas também a capacidade do comprador em manter a operação com qualidade, para minimizar qualquer impacto para a operação. Além disso, os grupos mantêm o compromisso de prosseguir normalmente com todas as operações das instituições, sempre garantindo a excelência acadêmica, respeito aos alunos, professores e colaboradores”, disse a assessoria.
Apesar de, segundo a Folha, a venda dos ativos começar agora, no segundo semestre, a Kroton afirmou ao MidiaNews que as negociações com possíveis interessados são confidenciais, bem como o prazo.
Estrutura em Mato Grosso
A compra do Grupo Iuni pela Kroton Educacional não altera, pelo menos neste primeiro momento, a estrutura das unidades de ensino e nem seus nomes.
Em Mato Grosso, fazem parte desta fusão a Universidade de Cuiabá (Unic), o Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e polos da Unopar e da Anhanguera.
“O modelo acadêmico e os ajustes das mensalidades seguirão conforme planejamento original dos grupos, prévio à aprovação do Cade. Qualquer mudança será devidamente comunicada e com a antecedência necessária para os alunos”, completou a assessoria.
18 estados
Com a integração de parte da Anhaguera, a Kroton passou a contar com 125 unidades de ensino superior, em 18 estados e 83 cidades brasileiras, além de 726 polos de Graduação de Educação a Distância (EAD) credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), localizados em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal.
A Kroton não informou dados sobre número de cursos e volume financeiro por região. Segundo a instituição, eles não são públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário