quinta-feira, 10 de julho de 2014

MT - Projetos integram práticas para fortalecer o Paz na Escola


O projeto “Rede Digital pela Paz”, da Polícia Judiciária Civil, e o “Mais Educação”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foram temas da reunião da Comissão Executiva do Programa Paz na Escola, na terça-feira (08). Os integrantes da Comissão tiveram a oportunidade de conhecer os dois projetos e os resultados obtidos. As ações de ambos servirão de modelo para a formatação do Paz na Escola cujo objetivo é a redução dos índices de violência registrados nas unidades.

Na exposição, a gerente de Gestão de Projetos e Coordenadora do Programa Mais Educação, Luzia Abich, mostrou aos participantes a evolução das adesões ao Programa, atualmente com 350 escolas estaduais participantes.

O programa desenvolve atividades no contraturno escolar como, dança, música, esportes.
As investigadoras da Polícia Civil, a frente do Rede Digital pela Paz, também apresentaram os resultados do projeto que nasceu em 2012. Edleuza Afonso Mesquita e Evellyn Laura de Oliveira Borges relataram  que o objetivo do Rede é a construir atitudes que fortaleçam a mudança. As investigadoras afirmam que o Rede Digital nasceu da necessidade de trabalhar com as crianças e adolescentes os crimes cibernéticos, uma vez que o acesso as redes sociais é cada vez mais constante nesta faixa etária.

“Vamos às escolas, fazemos palestras, promovemos as discussões, afinal, na maioria das vezes os adolescentes nem sabem que estão em situação de risco. Por isso, trabalhamos a conscientização dos alunos e diminuir os índices de criminalidade”, diz Edleuza Mesquita.

Na ocasião, as investigadoras apresentaram os números de violência no ambiente escolar registrado pela Polícia Civil. Em 2012, por exemplo, foram: 294 extravios de documentos; 281 furtos; 160 ameaças; 87 lesões corporais; 10 casos de uso de droga; e 02 homicídios. No total, 1260 ocorrências. Já em 2013,  foram registrados: 376 extravios de documentos; 277 furtos; 118 ameaças; 88 lesões corporais; 07 casos de uso de drogas; e três homicídios. Total 1373 casos.

O levantamento mais recente, de 2014, apontou até junho, 126 casos de extravio de documentos, 109 furtos, 39 ameaças, 36 lesões corporais, 03 casos de uso de droga e nenhum homicídio.

Segundo a integrante da Comissão do Paz na Escola na Seduc, professora Enelinda Scala, as parcerias são muito importantes e só vem a somar para mudar a realidade. A professora diz que conhecer os dados dos projetos que estão em desenvolvimento é essencial para a construção deste novo trabalho. “Temos que ter a esperança de que podemos mudar esta realidade. E nós só vamos conseguir atingir a cultura da paz quando chegarmos a um patamar social diferente, temos que somar as forças” afirma Enelinda Scala.

ALINE MARQUESAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário