quarta-feira, 5 de agosto de 2015

MT - 3 escolas privadas de Cuiabá estão no topo da lista de notas do Enem




Colégio Maxi, Escola do farina e Isaac Newton (CIN) se destacam no Enem 2014


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta (5), as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado ano passado, e que é a ferramenta usada para facilitar o ingresso nas universidades no país.

Conforme o levantamento, em Mato Grosso, as três escolas que tiveram melhor desempenho foram todas de Cuiabá, do ensino privado, sendo a primeira Colégio Maxi, com indicador de nível socioeconômico classificado muito alto, e média de redação de 720,84. Em seguida aparece a Escola do Farina, também com indicador muito alto e média de 666,51. A terceira escola é o Colégio Isaac Newton (CIN), com indicador alto e média de redação de 696,57.

Entre as piores unidades no Estado, todas são estaduais. Tratam-se da Escola Estadual Antônio Gomes Primo, de São José do Xingu, com índice médio baixo e média de redação de 352,50. Seguida pela EE Emiliano Monteiro, de Nossa Senhora do Livramento (a 32 km de Cuiabá), com indicador socioeconômico baixo, e média de redação de 288,33. Por fim, aparece a EE Regina Tenório, de Porto Estrela (a 198 km da Capital), com indicador médio baixo, e média de redação de 265.

Segundo a lista do Inep, três unidades federais aparecem abaixo de inúmeras privadas de Cuiabá, sendo elas do IFMT, duas de Cuiabá: Campus Bela Vista, com indicador médio alto e média 700,63, seguida do Campus Cuiabá, também com indicador médio alto e média 615,95, e a terceira de Cáceres, com indicador médio alto e média de redação de 597,60.

Nenhuma escola estadual aparece no início do levantamento. O resultado já era esperado, tendo em vista o desempenho das unidades nas últimas séries do ensino médio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em setembro de 2014, onde os números mostraram que Mato Grosso apresentou evolução no ciclo inicial do ensino fundamental (1º ao 5º ano), mas caiu no ciclo final (6º ao 9º ano) e no ensino médio.

Os dados levantados pelo Inep abrangem resultados de 15.640 escolas de todo o país. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. A divulgação dos dados de 2014 marca o terceiro ano consecutivo em que o governo federal não apresenta a média geral em formato de ranking.

No Enem 2014, só 93 escolas públicas entraram na lista das mil com as melhores notas. Isso representa menos de 10% do total. Apesar disso, esse número é um avanço em relação à edição anterior, quando só 78 escolas públicas (7,8% do total). (Com informações do G1)
Confira, abaixo, a lista com as notas do Enem por escolas no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário