segunda-feira, 21 de maio de 2012

MT- Fórum define unidades que receberão curso de Formação

A elaboração do Plano Estadual de Formação para os profissionais da Educação de Mato Grosso e a definição de critérios de seleção das unidades de ensino que serão atendidas com os cursos ofertados foram pautas da 16º reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, realizada nesta quinta-feira (17.05), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá.

O encontro contou com a participação do coordenador geral de Apoio à Gestão Democrática dos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), Walisson Maurício Araújo, e de representantes das entidades educacionais que compõe o Fórum. Na ocasião, a assessora técnica da Seduc, Rosângela Moreira, fez uma apresentação sobre as formações que serão ofertados via PDE Interarivo.

Segundo a superintendente de Formação da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra, os educadores de Mato Grosso terão a disposição mais 100 novos cursos formativos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em todas as áreas do conhecimento. “Além das formações: inicial e continuada previstas na plataforma Freire o Ministério da Educação (MEC) abre mais essa possibilidade via PDE”, disse.

Rosângela Moreira explicou que para participar das formações cada Escola deve se cadastrar no sistema SIMEC do Ministério e realizar o diagnóstico e as solicitações dos cursos por intermédio do PDE Interativo. Ela contou que até o momento 423 unidades de ensino já apresentaram seus “Planos de Formações, ou seja, suas necessidades formativas” via sistema. “Cabe agora ao Fórum validar esses planos”, afirmou.

Vagas e Critérios

O total de Escolas que apresentou demandas de formação no Estado resultou em 15.219 solicitações de vagas para cursos. Porém, Rosangela informou que para este ano o MEC ofertará via PDE 3.331 vagas para os professores de Mato Grosso. “A definição de quais unidades de ensino que terão seus profissionais atendidos precisa ser definido até o dia 30 deste mês”, ressaltou.

Para a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Fátima Resende, o fato das Escolas poderem dizer para a Seduc e MEC quais cursos elas querem que seus profissionais façam democratiza a política de oferta de formação continuada, porém “o Fórum precisa definir critérios satisfatórios para contemplar as que serão atendidas primeiro”.

Entre os critérios que o Fórum deverá utilizar estão: baixo IDEB, o fato de seus profissionais não terem participado de formações anteriores, adequação dos cursos as necessidades da escola, entre outros. Walisson Araújo ressaltou que as unidades que não forem atendidas este ano poderão se inscrever para 2013. “A meta do MEC é reforçar a oferta de formação continuada ao máximo de educadores, nos próximos anos”, afirmou.

A superintendente Ema Marta destacou que após a seleção das Escolas, o processo de formação será conduzido pelas Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado. “As aulas serão ministradas pela UFMT, UNEMAT e IFMT nos pólos da Universidade Aberta do Brasil. (UAB)”, finalizou.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário