quinta-feira, 24 de maio de 2012

Saiba identificar a hora de engolir sapos no trabalho e aprenda a expor sua opinião

Simone Cunha
Do UOL, em São Paulo


Funcionário que não expõe ou contesta ideias pode ser encarado como desinteressado

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Bom-senso é a palavra-chave se você não quer passar a vida engolindo sapos ou vivendo em crise com o seu chefe no ambiente de trabalho. “Isso não significa, necessariamente, aceitar tudo de forma passiva", diz o educador Celso Estrella, diretor da CriaCorp Desenvolvimento Empresarial. "Mas é importante absorver tais situações para buscar se aprimorar e evitar problemas”.

Como expor sua opinião
O líder nem sempre é o dono da razão e suas decisões podem, muitas vezes, levar a equipe ao erro. Neste momento, divergir é permitido. “Para isso, é fundamental ter argumentos irrefutáveis para comprovar que sua ideia pode ser melhor do que a sugerida pelo chefe, além de oferecer menos problemas para serem gerenciados ao longo do processo”, afirma a psicóloga Inês Cozzo Olivares, diretora e sócia-fundadora da T'AI Consultoria.

No momento de expor sua opinião, vale a dica: o tom da comunicação deve ser suave e de conciliação. Ainda assim, o gestor pode não aceitar o seu argumento e, nesse caso, não vale insistir. “Bater o pé não vai levar a nada produtivo, sem contar que o gestor tem o poder de te demitir”, afirma Mari Cordeiro, diretora executiva da M&S. Para ela, nada é mais castrador em uma empresa do que um gestor que não abre espaço para o diálogo e não respeita as pessoas. Mas como isso ainda acontece, é preciso ter jogo de cintura para não ser prejudicado por uma opinião. Cabe ao funcionário respeitar a hierarquia estabelecida pela empresa e atender com eficácia às solicitações do gestor do seu setor de trabalho. “A única exceção é um caso em que a ética e os valores da empresa correm risco de serem desrespeitados”, afirma Celso Estrella. Para ele, em um caso como esse, a tarefa deve ser rejeitada com diplomacia.

Quando engolir sapos vira um tiro no pé
Não é fácil ir contra a opinião daquele que detém o poder. Porém, se você se acostuma com situações como realizar tarefas frustrantes, aceitar levar uma bronca injusta e nunca opina sobre nada, pode estar dando um tiro no pé e atrapalhando sua ascensão profissional. “Aquele que sempre engole sapos tende a se considerar uma vítima”, afirma Inês. E isso pode causar um enorme estresse, comprometendo a saúde física, mental, emocional e psicológica. “Tais fatores podem levar ao comprometimento de resultados do negócio”, diz a psicóloga.

As atitudes de um funcionário que sempre aceita tudo e não expõe ou contesta ideias podem ser encaradas como falta de interesse. “O máximo que ele acaba conseguindo é se manter na posição atual, mas corre grande risco de ser dispensado”, diz Estrella. A psicóloga Mari Cordeiro acredita que os sapos nunca são engolidos totalmente. “Em algum momento, a coisa explode e os sapos são expelidos de alguma maneira. Dizendo o que deveria, mas da forma que não deveria”, diz ela. Ou seja, explodir ou implodir as emoções não é saudável. “O mais adequado é conversar com tranquilidade e tentar uma negociação”, afirma Mari.


Dicas para não acumular sapos nem se prejudicar no trabalho

1. Mantenha-se antenado a tudo o que acontece no seu setor, na sua empresa e no mercado.



2. Busque aprimoramento técnico com cursos e aprenda com os demais membros da equipe.



3. Procure aprimorar seu relacionamento interpessoal com leituras, vivências e até "feedback" de amigos.



4. Analise cada situação que vivenciar de contestações ou de sapos, ainda que como expectador, e busque entender o que aconteceu e que medidas preventivas poderiam ter evitado o fato.



5. Planeje sua vida profissional de modo objetivo, estabelecendo prazos das etapas a serem cumpridas e como alcançar cada uma delas.



6. Escolha quais pontos deseja realmente argumentar e monte sua estratégia com base em dados e fatos.



7. Não critique uma pessoa, critique o comportamento.



8. Se estiver com os ânimos à flor da pele, pare e pense sobre a situação. Identifique em que você pode ceder e escolha sua estratégia de argumentação.



9. Esteja aberto para as opiniões dos outros. Permita rever suas crenças, pois elas limitam sua visão.

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