sábado, 16 de junho de 2012

Cuiabá/MT - Projeto “Rua do rasqueado” chega com objetivo de resgatar a cultura

Da Redação - Vanessa Alves


João Eloi, cantor e compositor de Rasqueado em aprensentação no lançamento do projeto

O rasqueado, uma cultura tipicamente cuiabana, é um dos mais tradicionais ritmos musicais da capital e baixada cuiabana. Porém, não tem sido muito mostrado, vem perdendo o lugar para os ritmos musicais da atualidade.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com a Prefeitura de Cuiabá, lançou o projeto "Rua do Rasqueado” na noite desta quinta-feira (14) com o objetivo de resgatar e mostrar mais um pouco a cultura cuiabana.

Segundo o idealizador do projeto, o compositor e cantor de rasqueado Milton Pereira de Pinho, o “Guapo”, esse projeto é uma promessa da Secretaria Municipal e Estadual de Cultura mato-grossense, que há 19 anos estava parado por falta de recurso e interesse por conta da última gestão do município.

Entre as pessoas que prestigiaram o lançamento do projeto estava o cantor e compositor, conhecido como doutor do rasqueado, João Eloi, além de muitas pessoas que também foram prestigiar o evento, como comerciantes locais e trabalhadores que estavam saindo do trabalho e pararam para ouvir um pouco do rasqueado cuiabano.

“Esse projeto não é bom, é ótimo”, ressalta a saxofonista Deise de Carvalho, 46 anos, que há 30 anos trabalha com música e faz parte do grupo musical regional, “Bravo Cover” e diz que é muito bom resgatar essa nossa cultura, mesmo porque com a Copa do Mundo chegando na cidade, temos que mostrar um pouco mais aos turistas a nossa cultura.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, houve uma arrecadação de fundos para esse investimento que irá resgatar a cultura cuiabana e, em breve, esse projeto irá se estender aos bairros da cidade. Esse projeto irá acontecer todas as quintas-feiras, das 18h às 22h no Calçadão da Rua Galdino Pimentel, Centro de Cuiabá, até o mês de setembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário