sábado, 16 de junho de 2012

Governo deverá apresentar esboço do novo plano de carreira dos docentes federais na terça-feira (19)

A reunião realizada no final da tarde desta terça-feira (12) entre o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MP), Sérgio Mendonça, e representantes do Andes-SN resultou em avanços para os interesses da categoria. No encontro, que teve mais de três horas de duração, o governo federal aceitou antecipar o prazo para o fechamento de uma proposta. Na próxima terça-feira (19), uma nova reunião será realizada para a apresentação de um esboço do novo plano de carreira docente.

Inicialmente o governo federal exigiu a suspensão do movimento grevista para continuar as negociações, mas voltou atrás com a pressão dos manifestantes. Durante toda a reunião um grupo de professores da Universidade de Brasília (UnB) e do Comando Nacional de Greve (CNG) permaneceu em frente ao Ministério do Planejamento, local do encontro. O objetivo foi demonstrar a mobilização da categoria.

Segundo Marina Barbosa, presidente do Andes-SN, esta terça-feira foi um dia vitorioso para a categoria. O prazo final para concretização das negociações, que seria somente em 31 de agosto, também foi antecipado e deve ocorrer no início de julho. Sobre a trégua solicitada pelo governo e não aceita pelos professores, Marina afirmou que há muito tempo os docentes vêm alterando os prazos para propostas, que são continuamente descumpridos pelo Ministério do Planejamento.

Marina reiterou que o governo foi avisado diversas vezes sobre a insatisfação da categoria. "Agora, não há como negar. Estamos em uma das maiores greves já realizadas no setor, com 55 instituições paradas, sendo 50 universidades", afirmou.

Na visão do Andes-SN, a reunião desta terça-feira marcou o início efetivo das negociações. "Entendemos que concluímos as discussões do GT (Grupo de Trabalho). Podemos não ter chegado a um denominador comum, mas agora todas as nossas divergências e pontos convergentes ficaram claros. Vamos, então, partir para outro patamar de discussão, no qual o governo precisa objetivar suas propostas, que serão analisadas pelo movimento", afirmou Marina.

Ao agendar a reunião para o dia 19, o governo afirmou que a proposta vai partir do que foi discutido na reunião do dia 15 de maio e que poderá ser utilizado como parâmetro o plano de carreira do pessoal do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). No entanto, Sérgio Mendonça não quis se comprometer se o piso e o teto serão os mesmos dos servidores do MCT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário