quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MT - Empresa lança projeto de reciclagem em escolas municipais


De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta com assessoria

A Louis Dreyfus Commodities lança o projeto “Meio Ambiente - Por um mundo melhor” com o objetivo de ensinar a importância da preservação do meio ambiente para 250 alunos de três escolas municipais de Rondonópolis (MT).

O projeto é desenvolvido por 35 voluntários da empresa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com alunos da Universidade de Mato Grosso-UFMT (campus Rondonópolis), sob a supervisão do professor do curso de Ciências Biológicas, Vilson Luiz Menegazzo. A escolha do grupo da UFMT para capacitar os colaboradores não foi aleatória. A equipe já desenvolve trabalhos em escolas baseando-se no princípio dos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E é com esse espírito que busca despertar a consciência para a redução do consumo e o uso adequado dos recursos naturais.

A iniciativa – já em curso e com trabalhos programados até novembro – promove atitudes que colaboram com a preservação da natureza. Isso será feito por meio de oficinas de reciclagem de papel, palestras, distribuição de materiais educativos, teatro e um concurso cultural. Este, por sua vez, será dividido em duas categorias: “Frases sobre o tema abordado” e “Apresentação do Projeto Desenvolvido”. Após a realização das palestras e oficinas, os alunos desenvolverão um projeto final que será exposto no final de novembro, para avaliação de uma comissão julgadora e elaborarão frases sobre o tema.

A Comissão premiará o projeto sustentável e a melhor frase ao final do concurso. O primeiro colocado receberá um notebook e um curso completo de inglês durante quatro anos; o segundo lugar um notebook; o terceiro um netbook; o quarto uma bicicleta e o quinto um tablet. Já a sala vencedora fará uma visita ao Orquidário e Sala de Reciclagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A escola que ficar em primeiro lugar levará um projetor, uma televisão LCD de 32 polegadas e lixeiras para coleta seletiva. A segunda e terceira colocadas receberão um kit multimídia, um kit esportivo e lixeiras para coletas seletivas, respectivamente.

Nas aulas cada aluno recebe uma cartilha explicando os princípios básicos da reciclagem, como as vantagens de reciclar e os materiais que podem ou não ser reciclados. No verso da cartilha, os alunos encontrarão o Jogo da Reciclagem, que testa os conhecimentos dos participantes sobre o assunto.

“Desenvolver um trabalho focado na educação faz parte da cultura de responsabilidade social da companhia. Por isso, todas as ações desenvolvidas propõem, junto aos participantes, uma reflexão sobre temas como: desperdício, poluição e a responsabilidade de cada um em sua realidade diária”, comenta Eudes Assis, gerente de operações da Plataforma de Algodão.

“O objetivo deste projeto é formar multiplicadores da ideia de reaproveitamento e reciclagem. Assim, procuramos desenvolver com os alunos atividades nas quais eles sejam desafiados a pensar, refletir e propor soluções para questões e problemas contemporâneos”, completa o professor Vilson Luiz Menegazzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário