segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Brasileiros e britânicos dividem os pódios no primeiro dia da natação


Foram disputadas oito finais nesta sexta, na piscina olímpica (50 metros) do Complexo Esportivo do Verdão

Secom-MT

Delegação convidada para disputar as Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, a Grã-Bretanha dividiu o pódio com os atletas brasileiros na tarde de sexta-feira, dia 30, na estreia da natação. O Embaixador Britânico no Brasil desde dezembro de 2008, Alan Charlton, o diretor do Departamento de Esporte de Base e Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, e o Gerente de Esportes e Serviços das Olimpíadas Escolares, André Mattos, entre outras autoridades, acompanharam o evento in loco.

Foram disputadas oito finais nesta sexta, na piscina olímpica (50 metros) do Complexo Esportivo do Verdão, em Cuiabá (MT). A equipe britânica somou cinco ouros e uma prata nas sete provas que disputou – a exceção foi Nathan Theodoris, que ficou em quarto lugar nos 50m livre. No pódio, por ser uma competição nacional, os britânicos dividiram o pódio com atletas brasileiros.

Logo na primeira prova a nadadora olímpica Jessica Ashley Lloyd venceu os 50m livre com a marca de 26s46. “Essa é a minha primeira vez no Brasil. É ótimo conhecer uma cultura nova. Está superando as expectativas”, disse a jovem de 17 anos, que fez parte da equipe britânica finalista do revezamento 4x100m livre nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando o time da casa alcançou a quinta colocação, com 3m37s02.

“Disputar os Jogos Olímpicos em casa foi muito além das expectativas. Eram mais de 15 mil pessoas torcendo por nós. Foi uma experiência única”, disse Jessica, que ainda ajudou a equipe britânica a conquistar a medalha de ouro no revezamento 4x100m livre em Cuiabá e ainda vai nadar os 100m e 200m livre. “Sou especialista nos 100m livre. Espero subir novamente no pódio amanhã (sábado)”.

A seleção da Grã-Bretanha conseguiu ainda a primeira colocação com Helena Sheridan, que venceu os 100m borboleta, com 1min01s40; Matthew Ian Johson nos 1.500m livre, com a marca de 15min e nos revezamentos 4x100m livre masculino (além de Matt, a equipe britânica conta com Harry John Stanley, James George Guy Ackland e Nathan Keith Theodoris) e feminino. Jessica e Helena tiveram a companhia de Danielle Lowe e Natasha Claire Hofton para subir no alto do pódio.

O carioca Luiz Altmir Lopes melo, de 16 anos, e que disputa a sua quinta Olimpíada Escolar estava entusiasmado ao dividir o pódio com o britânico James Guy nos 100m borboleta. “Disputo as Olimpíadas Escolares desde que tenho 12 anos e essa é a primeira vez que tem uma equipe europeia na competição. Isso mostra o quanto o nosso esporte está evoluindo. Esse intercâmbio é muito importante. A gente aprende com eles e eles aprendem conosco”, disse o medalhista de prata da prova.

Seis novos recordes de campeonato foram batidos na tarde desta sexta. Quatro nas provas individuais: Pedro França Vieira, do Colégio Amorim (SP) conseguiu a melhor marca nos 100m borboleta, com 54s63; Matheus Santana, do Colégio Legrand (RJ), venceu os 50m livre com 23s21; Giovanna Dorigon fez 1min03s26 nos 100m borboleta; e Bianca Giacon Avella venceu os 800m livre com 9min04s38.

A equipe feminina de São Paulo do revezamento 4x100m livre marcou 3min58s55, nova marca da competição e a equipe masculina do Rio de Janeiro venceu a mesma prova com 3min31s22. Neste sábado, as provas eliminatórias estão marcadas para as 9 horas e as finais serão às 16 horas, sempre na piscina do Complexo Esportivo do Verdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário