quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MT - Educação Ambiental em Juruena envolve quase 2 mil alunos


Projeto Poço de Carbono, em Juruena ensina alunos a cuidar do ambiente
 
Projeto em Juruena envolve 2 mil crianças na educação ambiental
 
O Programa de Educação Ambiental do projeto Poço de Carbono Juruena, envolveu quase 2 mil alunos e cerca de 40 professores no município, localizado na região Noroeste de Mato Grosso. O projeto, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, apoiou os professores na realização de pesquisas, oficinas, palestras e aulas de campo cujos resultados foram apresentados em feiras de ciências nas escolas e também no II Seminário de Educação Ambiental para Sustentabilidade e Florestania, realizado no final do mês passado, com apoio da Prefeitura Municipal.
 
“Foi muito importante levar professores e alunos para conhecer hortas, viveiro de mudas e sistemas agroflorestais em propriedades de agricultores que participam do projeto Poço de Carbono Juruena”, aponta Elaine Raasch, coordenadora pedagógica do projeto. Com esse verdadeiro intercâmbio, além das feiras de ciências, foram desenvolvidas seis hortas pedagógicas com orientação técnica, insumos e atividades com os alunos. “Nós trabalhamos a importância do cultivo de hortaliças e legumes, além de importantes benefícios para o meio ambiente com a reutilização de pneus e garrafas pets para a formação de canteiros”, complementa. As crianças se sensibilizaram sobre a importância de respeitar o meio ambiente e passaram a incentivar as famílias a plantar frutas e hortas nos quintais, valorizando a produção orgânica.
 
Outro importante tema trabalhado foi a gestão de resíduos sólidos, trabalhado em todas as escolas com enfoque especial para a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, como garrafas pet e pneus. O projeto Poço de Carbono Juruena apoiou a construção de três parquinhos com pneus e uma sala de “Ecoleitura”, construída com garrafas pets na Escola Municipal Guilherme Antônio Cortonez Crozetta, que conseguiu transformar o espaço escolar, reaproveitando garrafas pet, pneus e madeiras desvitalizadas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário