A
Secretaria de Estado de Educação (Seduc)
trabalha no desenvolvimento de um
Caderno
de Orientações Didáticas para os educadores da rede estadual matogrossense. O instrumento será mais uma ferramenta de
suporte às práticas educacionais implementadas em Mato Grosso.
Assim
como as Orientações Curriculares, o material descrito nas áreas do conhecimento
servirá apenas como norteador aos educadores.
“Nós já temos as Orientações Pedagógicas e sempre partimos de discussões
coletivas. Buscamos fortalecer a educação visando a oferta
com qualidade social”, explica a secretária adjunta de Políticas Educacionais da
Seduc, Ema Marta Dunck Cintra.
A
superintendente de Educação Básica da Seduc, Catarina Cortes, pontua que a
partir da publicação das Orientações já era previsto a construção dos cadernos,
que serão disponibilizados por meio do Sistema Integrado de Gestão da
Aprendizagem (SIGA), que a partir de 2014 passa a abarcar o atendimento também a
alunos matriculados no 2º e 3º Ciclo de Formação Humana.
“Os
Cadernos serão concebidos considerando
as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e
Ciências Sociais”, diz. Questionado
sobre o prazo para a inserção, a superintendente ainda explica que os parâmetros
ainda são definidos para inserção no sistema de informação que permite
individual de cada um dos alunos matricualados.
Todas as
unidades escolares de Mato Grosso também receberão uma versão impressa do
material, que será destinado a Sala do Educador. “As Orientações Curriculares
trazem as concepções de currículo, aprendizagem e os Cadernos se diferenciam,
pois trazem as indicações de atuação. Além do que, é preciso pontuar que existem
mudanças muito frequentes nas
legislações e ele devem ser absorvidas pelos educadores. É preciso deixar claro
que esse é mais um instrumento de trabalho. Não fere a autonomia pedagógica. Não
traz um direcionamento, um engessamento. Trata-se, sim, de um apoio, de um
instrumento que fomenta à prática
docente”, finaliza.
Patrícia Neves Assessoria Seduc-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário