terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MT - Calendário letivo de 2014 tem início na Escola Nova Chance

Teve início na tarde de hoje (13) o ano letivo da Escola Estadual Nova Chance beneficiando 2,3 mil pessoas, o que representa o total de 23% dos reeducandos do sistema prisional em regime fechado (9,5 mil pessoas em restrição de liberdade). A ação fortalece a interlocução entre as Secretarias de Estado de Educação e de Justiça e Direitos Humanos potencializando o atendimento educacional aos sujeitos privados de liberdade.

O lançamento do calendário foi realizado na penitenciária Ana Maria do Couto May, que dispõem de três salas de aula, beneficiando 72 reeducandas somente na unidade. “Pra vencer o preconceito eu acho que o estudo é o caminho. Eu tenho que acreditar em uma nova perspectiva pra quando sair daqui. Tenho que cuidar da minha mãe, do meu filho”, conta Cláudia Cruz, 29 anos.  Ela se prepara para cursar o primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (4ª série). “Eu abandonei a escola, primeiro para trabalhar, depois por causa das drogas... e me perdi. Só voltei a estudar há um ano, quando já estava aqui”.

A determinação demonstrada por  Cláudia traduz o pensamento da secretaria adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Ema Marta Dunck Cintra.  “Esse trabalho em parceria serve para garantir o resgate a  um direito que é constitucional e, que  foi negado em algum momento a esses cidadãos. Nós temos a obrigação dessa garantia de atendimento com qualidade”.

Para o secretário de administração penitenciária da Sejudh, coronel Clarindo Alves de Castro,  a educação possibilita autonomia a esse sujeito no momento em que ele deixa o sistema prisional o que reflete nos indicadores de reincidência criminal. “Hoje, no país de forma geral esse percentual chega a 80%, mas a educação ajuda na promoção a essa emancipação, diminuindo esses números”. Ele ainda citou que Mato Grosso terá mais duas unidades os centros de detenção provisória de Porto Alegre do Norte e de Sapezal com salas construídas para esse atendimento. “Estamos investindo estruturalmente”.

Atendimento  

A Escola Estadual Nova Chance está presente em um total de 26  municípios e 32 extensões (unidades penitenciárias).  Nos próximos dias o atendimento educacional também será disponibilizado junto a cadeia pública de Barra do Garças.

Patrícia Neves
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário