Práticas educativas formuladas e desenvolvidas por cinco escolas públicas de Mato Grosso serão publicadas na 2ª Edição do Fascículo Pedagógico que integra a ‘Campanha Mato Grosso Unido contra as Queimadas’, ação realizada em parceria com diversos órgãos governamentais. A ação é um incentivo a adoção de medidas que contribuam para o despertar sobre a questão ambiental, propondo uma reflexão sobre o meio ambiente e as conseqüências de ações criminosas relacionadas as queimadas. Dez mil cópias do fascículo serão destinadas as unidades escolares, além dos parceiros da campanha, ainda no mês de outubro.
Para a seleção, critérios como o envolvimento e a articulação de segmentos da sociedade civil organizada e das instituições públicas, além da utilização de parâmetros orientativos no site da Seduc para execução da proposta, foram considerados.
“Disponibilizamos orientações de como se fazer um relato de prática a partir do modelo pré-estabelecido durante a Olimpíada da Língua Portuguesa. Como a escola se articulou? Como apresentou sua proposta a diversos segmentos?”, explica Giselly Gomes, gerente da Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. No total, foram encaminhados 22 relatos de boas práticas.
Giselly explica que a Secretaria de Estado de Educação será parceria também de uma grande ação governamental, que irá tratar sobre a questão a prevenção a dengue. A campanha será intitulada ‘Mato Grosso Unido Contra a Dengue’. ‘Teremos uma outra publicação que irá incentivar e orientar as escolas a trabalhar sobre o tema. Os relatos de boas práticas também serão publicados em um fascículo específico a ser publicado ainda em 2011.
Boas Práticas
Foram selecionados os projetos desenvolvidos pelos estudantes da Escola Estadual Dormevil Faria, da cidade de Pontes e Lacerda. O cenário de exploração de pecuária e de plantio de milho e mandioca foram avaliados para a concepção de uma campanha que propiciasse um verdadeiro pensar diferenciado sobre o combate as queimadas. Do mesmo município foi selecionado ainda o trabalho da Escola Estadual 14 de Fevereiro. Em conjunto com o Grupo Pró-Ambiental foram organizados uma série de atos para a sensibilização e conscientização. A proposta de trabalho integrou as unidades públicas e, também uma particular, em prol do meio ambiente.
O trabalho desenvolvido pela Escola Estadual Patriarca da Independência (da cidade de Tangará da Serra), envolveu estudantes de três turmas (do 2º Ciclo de Formação Humana) no despertar da consciência ambiental da comunidade que vive no entorno da unidade escolar, em área propensa a limpeza por meio do emprego de queimadas.
Em Várzea Grande, na Escola Estadual Heróclito Monteiro, utilizou filmes, internet, foram instrumentos empregados para o despertar ambiental por meio da campanha ‘Mato Grosso Unido contra as Queimadas’, de alunos matriculados na Escola Estadual Heroclito Leôncio Monteiro, instalada na cidade de Várzea Grande. Mídias visuais, com a exposição de situações causadas pelo emprego do fogo na limpeza de áreas, causas e conseqüências desses atos foram levados à discussão.
As ações desenvolvidas na Escola Estadual Anísio José Moreira, da cidade de São José do Rio Claro, também terá a prática inserida na 2ª edição do fascículo. Sob o tema “O tempo não está pra fumaça. Conscientização neles!”, os estudantes participaram de concurso de desenhos, frases, redações, apresentações culturais sobre o tema, além da realização de mutirão de limpeza no entorno da escola.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT
terça-feira, 4 de outubro de 2011
MT- Práticas educativas ambientais são publicadas em Fascículo Pedagógico
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