segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MT- Seduc realiza 2º encontro formativo para ensino fundamental

Profissionais da educação de unidades escolares de Cuiabá e de Várzea Grande participaram nessa semana da 2ª Reunião Formativa realizada pela Coordenadoria de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT). O encontro foi realizado na sede do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro), em Cuiabá. Nesse encontro formativo participaram diretores das unidades, coordenadores pedagógicos e também os secretários.

Seguido a proposta de aplicação do Ciclo de Formação Humana os profissionais discutiram, dentre outros temas, o processos de avaliação interna e também externa (Prova Brasil). A proposta da pauta de trabalho foi sugerida pelos profissionais em abril deste ano quando foi realizada a 1ª reunião formativa.

“No Ciclo de Formação Humana o registro do desenvolvimento do aluno é descritivo e feito nas áreas de conhecimento, de acordo com a parametrização da escola, ou seja, se funciona em regime semestral ou bimestral. É nesse espaço que o professor registra tudo que é pertinente ao aluno bem como as intervenções necessárias”, explica Maria Aparecida Toló, membro da Coordenadoria de Educação Fundamental.

Sobre a avaliação externa – a Prova Brasil - que será realizada de 7 a 18 de novembro, também houve farta explanação. Explicações sobre o modelo científico empregado para aplicação das provas, o funcionamento do resultado da avaliação foram esmiuçados ao público. ‘Ainda percebemos há necessidade de disseminação de como funciona e as implicações no processo de aprendizagem’, explica Daltro Maurício Ricaldos. Ele também atua junto à Coordenadoria de Educação Fundamental.

A Prova Brasil, juntamente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Ambas possuem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

“Hoje nossa grande dificuldade é quanto ao professor articulador no 3º Ciclo. Ainda há ressalvas para o emprego da hora atividade para que seja feita essa suplementação”, diz a diretora da Escola Estadual José Leite de Moraes, no Cristo Rei, em Várzea Grande, Giuliana Aparecida Seba.

Zileide Lucinda dos Santos, também da Coordenadoria, pontuou que “esse é um momento de esclarecimento sobre as angustias vivenciadas. Esse é o momento de fortalecimento da equipe gestora. A partir da proposta de trabalho do Ciclo de Formação Humana o trabalho deve ser coletivo. Todos devem entender o Projeto Político Pedagógico (PPP), pensar junto”.


Patrícia Neves
Assessoria/Seduc-MT

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