quinta-feira, 18 de julho de 2013

MT - Governador recebe plano que vai orientar Educação no Estado

Da Redação
 
O governador Silval Barbosa recebeu das mãos dos representantes das entidades ligadas à Educação o projeto do Plano Estadual de Educação (PEE), que após avaliação do governo deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso ser votado e transformado em lei. A entrega do documento aconteceu durante a audiência aconteceu nesta quinta-feira (18.07) no Palácio Paiaguás. 

O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, explica que o Estado de Mato Grosso já tinha um plano estadual, desde 1998, que foi revisado em 2006 e teve sua vigência até 2010. Nos últimos dois anos vêm sendo feita toda uma discussão, por meio de conferências, de avaliação desse plano, do que foi possível ser realizado e do que não foi, porque não foi. “Essa é uma discussão que tem que acontecer com todo o sistema. Com a rede municipal, com a rede estadual, com a secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), com as universidades, com os parceiros e entidades que trabalham com educação”, disse. 

O PEE entregue ao govenador Silval Barbosa tem 17 metas. A primeira delas é o Sistema Único de Ensino, que busca a integração do município, estado e união, para formatar a educação dentro de um planejamento conjunto, para acabar, por exemplo, com a “concorrência” entre estado e municípios quando os dois entes constrói unidades escolares uma perto da outra, enquanto outros locais ficam desprovidos. Pelo sistema único de ensino o governo se vê obrigado a conversas com os munícipios e a União vai, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE), que está em tramitação no Congresso Nacional, conversar com os Estados. 

Maria Luiza Bertmeyer, do Sintep, diz que o desejo é que o projeto seja aprovado o quanto antes, para que se possa buscar uma educação de qualidade, como prevê uma das metas que é instituição do ensino em tempo integral. O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes também participou da reunião. Segundo ele, Mato Grosso está na vanguarda, pois é o primeiro estado a avaliar o PEE no âmbito do PNE que está no Congresso. O PEE, entregue ao govenador, segundo Gomes, “permitirá subsidiar todos municípios mato-grossenses na elaboração de seus planos municipais, nesse momento que as prefeituras estão realizando a elaboração de seus orçamentos e PPA”. Gilberto Gomes, que também representa da Undime, garante que o PEE está dentro das convergências que a entidade defende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário