quinta-feira, 18 de julho de 2013

Quase 3 mil estrangeiros são aprovados em proficiência em português

Terra

Dos 3.972 inscritos na primeira edição de 2013 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), 2.970 (74,7%) foram aprovados. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). As provas foram aplicadas em abril.
 
Em 2012, na primeira edição do exame, o índice de aprovação foi de 77,2%. Dos 3.268 inscritos, 2.523 foram aprovados. Em 2011, o índice de aprovação chegou a 71,4% dos 2.735 inscritos. Obtiveram o certificado 1.955 pessoas.
 
Nos últimos três anos, houve aumento de 45,2% no número de inscritos no exame do primeiro semestre. Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, os números indicam a consolidação do exame e o reconhecimento da importância do Brasil no cenário internacional. “Nosso País tem desempenhado papel de protagonismo na difusão da língua portuguesa nos últimos anos, especialmente pelos resultados positivos das políticas sociais e de erradicação da miséria”, afirmou.

Costa citou como exemplo desse interesse pelo idioma a participação efetiva do país em assuntos educacionais e científicos, especialmente o Programa Ciência Sem Fronteiras, e a realização de eventos de importância internacional, como a Rio + 20, Jornada Mundial da Juventude e os próprios eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.
 
Os resultados da primeira edição de 2013 do Celpe-Bras apontam, ainda, que 40,5% dos candidatos aprovados (1.205) conseguiram certificação no nível intermediário superior. Em segundo lugar, aparecem 1.183 candidatos (39,9%) na categoria intermediário. No nível avançado superior, 1,7% dos candidatos (49) obtiveram a certificação. Outros 17,9% (533) foram aprovados na categoria avançado.
 
O exame
O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente.  O exame é realizado em 22 postos aplicadores no Brasil e 47 no exterior. O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa.
 
No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.
 
 A Portaria do Inep, com a relação dos aprovados na edição do primeiro semestre do Celpe-Bras, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18, seção 1, páginas 14 a 23.


Nenhum comentário:

Postar um comentário