sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Coluna 10 - notícias

Não podemos escolher como vamos morrer. Ou quando. Podemos somente decidir como vamos viver.

Joan Baez

A importância do café da manhã para as crianças

Segundo pesquisa da Nestlé, realizada pela MarketTools, com 207 mães de crianças com idades entre 6 e 15 anos, 87% das mães gostariam que os filhos tivessem uma alimentação mais saudável e 77% concordam que o café da manhã é uma refeição muito importante para o desempenho escolar. De acordo com o pediatra Moisés Chencinski, “se não comer pela manhã, a tendência é que a criança não consiga manter a atenção, o que dificulta o aprendizado. Além disso, o mau humor, sonolência e fraqueza provêm da baixa quantidade de açúcar no sangue”. Tanto para atividades físicas quanto cerebrais, essa refeição é essencial para o aprendizado.

Álcool x energéticos

Um em cinco universitários brasileiros mistura álcool com bebidas energéticas, o que aumenta a probabilidade de se engajarem em comportamentos de risco. A combinação eleva em cinco vezes as chances de exagerar na bebida, triplica o risco de dirigir em alta velocidade e quadruplica o risco de envolvimento em acidentes com feridos. A conclusão é de um estudo inédito da USP, que envolveu 8.672 universitários das 27 capitais que relataram ter bebido nos últimos 12 meses.

Missão Netuno

“Um mundo mais sustentável. Uma família feliz. Um mundo com mais paz.” Estes são alguns dos desejos de estudantes, do Colégio Novo Ateneu, de Curitiba, que participaram da Missão Netuno, projeto desenvolvido pela Petrobrás para celebrar seus 60 anos. A missão irá fixar a bandeira do Brasil e uma cápsula com mensagens de brasileiros na região do pré-sal, a 2.000 metros de profundidade. A cápsula só será resgatada e aberta em 2023, quando alguns brasileiros serão chamados a relembrar as aspirações feitas em 2013. Dentro do projeto, estão previstas visitas em 60 escolas brasileiras para que estudantes possam participar da Missão Netuno.

Sem patrocínio

A atleta Priscilla Carnaval, atual melhor brasileira no ranking mundial de BMX, tem sofrido na pele o drama vivido por muitos outros atletas que não contam apoio de patrocinadores. A ciclista de apenas 19 anos, iniciou sua carreira aos 6 anos de idade e desde então, coleciona diversos títulos de peso. Entre eles: o Pré-Pan Americano de Bicicross (2005), o Sul Americano (2010), o campeonato Europeu (2011), campeão dos jogos regionais (2012) e mais recentemente, garantiu três títulos importantes, sendo campeã na Copa America´s Globo, 6.° lugar no campeonato Panamericano e semi finalista na Copa do Mundo de Super Cross, na Holanda. Mesmo sem patrocínio a atleta, que defende a seleção brasileira desde 2010, tem participado de algumas edições de corridas importantes a fim de acumular os pontos necessários para ser escalada para as Olimpíadas.

Índice de Inovação

Um novo Índice de Inovação foi divulgado recentemente e coloca o ensino e a aprendizagem à frente de "tecnologia e entusiasmo" quando se trata de inovações digitais para a sala de aula. O Índice de Inovação, desenvolvido por Michael Fullan e Katelyn Donnelly da Pearson, é descrito no relatório, "Alive in the Swamp", que analisa a forma como é avaliado o impacto da tecnologia na aprendizagem. "Alive in the Swamp" foi publicado pela Nesta (britânica) e pela New Schools Venture Fund (norte-americana). Com base no trabalho que Fullan apresentou no seu livro Stratosphere, o Índice de Inovação foi concebido como uma ferramenta de avaliação prática para os responsáveis pela tomada de decisões nas escolas - K-12 nos EUA e do primário ao secundário no Reino Unido - sobre quais tecnologias investir e quando. Ele ajuda os usuários a avaliar a inovação em três dimensões - pedagogia, o potencial de mudança de sistema e uso da tecnologia.
As escolas particulares da capital terão reajuste da mensalidade acima da inflação em 2014. Pesquisa feita pela reportagem em dez escolas nas cinco regiões da cidade mostrou que as instituições estão informando aos pais que aplicarão aumentos entre 7% e 11% nas mensalidades de 2014. Os valores ficarão acima da inflação deste ano. A inflação medida pelo IPCA deve fechar em 5,82% neste ano, segundo economistas consultados pelo Boletim Focus, do Banco Central.
A Folha de S. Paulo lançou o blog Maternar, que vai tratar das descobertas, dúvidas e consequências da maternidade. Escrito pelas jornalistas Fabiana Futema, 41, e Giovanna Balogh, 32, o blog é um espaço para falar sobre parto, amamentação, desfralde, comportamento, saúde e outros temas relacionados à criação dos filhos. "O blog também oferecerá dicas de lazer para mães. Algumas vezes ficamos sem saber se um lugar bacana é adequado para levar uma criança pequena", diz Fabiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário