Habituada a descobrir más notícias, a imprensa é, neste momento, uma das melhores notícias do país. Numa aliança involuntária e movida pela conquista de novos leitores, nunca tantos veículos de comunicação se empenharam conjuntamente numa ação capaz de melhorar o nível de aprendizado.
Estamos falando aqui de cerca de 7 milhões de estudantes potencialmente impactados.
Tudo isso por causa do Enem --e graças às novas tecnologias que baratearem a transmissão de dados e a interatividade.
Todos os principais veículos de comunicação estão disseminando simulados gratuitos para o Enem. Consegue-se, em alguns casos, usando o chamado ensino adaptativo, dar um atendimento individualizado, com os programas identificando as falhas de cada aluno e propondo exercícios.
É uma porta que se abre para que a imprensa, com seu poder de comunicação e usando as tecnologias de informação, ganhe leitores entrando em sala de aula. Mas também desenvolva ou apoie plataformas que ajudem na aprendizagem.
Sempre apostei na tendência de que o cruzamento da comunicação e da educação acabaria por criar uma nova área de conhecimento: a educomunicação.
E, certamente, aqui está uma das alternativas para se melhorar a educação com mais rapidez e menores custos.
*Separei alguns links dos simulados:
1) Da Folha
2) Do 'Estado de S.Paulo'
3) Da Universia Brasil
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a
jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership
Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor
blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila
Madalena.
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