segunda-feira, 23 de junho de 2014

Notícia Geral

Andréa Marques - andrea@nota10.com.br
Diretora e Editora do Site Nota 10
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Roberto Shinyashiki

Crianças x violência doméstica

É inegável que crianças que testemunham a violência doméstica carregam cicatrizes emocionais, mas um novo estudo publicado na revista Pediatrics descobriu que ver os familiares sendo feridos também pode causar uma "cicatriz" no DNA. As informações são do Daily Mail. Jovens que presenciam a violência doméstica ou o suicídio em casa têm os genes mais limitados que aqueles criados em famílias estáveis. Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, descobriram que essa condição prejudica os telômeros, estrutura que impede que a extremidade de um cromossomo entre em fusão com a de outro. Telômeros mais curtos estão ligados ao declínio cognitivo, diabetes, doença mental, doenças cardíacas e excesso de peso. Para o estudo, pesquisadores coletaram amostras genéticas de 80 crianças com idades entre 5 e 15 anos. Eles também entrevistaram os pais sobre seus ambientes domésticos, bem como a exposição dos filhos a situações traumáticas. “Momentos familiares estressantes, como testemunhar um membro da família se machucando, criaram um ambiente que afeta o DNA dentro das células das crianças ", disse Stacy Drury, autor do estudo. "Quanto mais essas crianças presenciavam um momento estressante, mais curtos eram seus telômeros - e notamos isso depois pesquisar muitos outros fatores, incluindo o nível socioeconômico, escolaridade materna, idade dos pais e idade da criança, explicou.

Acesso gratuito

Estudantes de ensino médio terão acesso gratuito a uma plataforma que oferece um plano personalizado de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto Geekie Games oferece online textos, videoaulas, simulados e jogos para os estudantes. O projeto também possibilita que os professores acompanhem em tempo real o desempenho dos alunos. Na primeira etapa, lançada na última quarta-feira, somente as escolas públicas dos estados parceiros terão acesso ao site. No dia 17 de julho, ele será aberto a quem quiser estudar para as provas.

Calorias extras

Gordinhos e magrinhos, os adolescentes de maneira geral andam consumindo mais energia do que gastam. São cerca de 200 calorias extras por dia. É o que apontou uma pesquisa feita pela nutricionista Helen Rose Camargo em sua dissertação de mestrado, desenvolvida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao todo, 104 adolescentes com idades entre 11 e 17 anos, de duas escolas de Paulínia, foram avaliados. Os dados são considerados preocupantes, já que mostram que os magrinhos também têm tendência ao ganho excessivo de peso. Isso ocorre quando, durante um longo período, a pessoa ingere mais energia do que gasta por dia. Esse excesso de energia diária gerada vai sendo acumulada na forma de gordura corporal.

Artigo premiado

Premiado no Fórum Nacional Docente da Estácio como o melhor artigo científico da área de gestão do Brasil, o estudo “Uma análise de técnicas de ensino em ciências sociais e características sociodemográficas dos discentes”. O artigo em questão é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal identificar a existência de associação entre a preferência por técnicas de ensino e as características sociodemográficas de estudantes de cursos de ciências sociais. Para isso, foi realizada uma pesquisa sobre as técnicas a serem estudadas e, em seguida, uma análise quantitativa com 89 discentes, com o intuito de identificar as preferências e as relações. O artigo na íntegra você confere no link.

Inverno x idosos

Com o inverno chegando, os cuidados com os idosos devem ser redobrados, alerta a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). De acordo com o geriatra e membro da diretoria da SBGG, Rubens de Fraga, quando a temperatura cai, os idosos correm maior risco de problemas de saúde e lesões relacionadas ao clima. "Incluindo hipotermia, queimaduras na pele e quedas. É importante para o idoso, e aqueles que cuidam deles, tomarem certas precauções nesta época do ano", recomenda o médico. Entre os principais riscos à saúde representados pelas baixas temperaturas estão: hipotermia — queda da temperatura corporal, imobilidade — ausência de movimentação, infecções — como gripe e pneumonias e dores crônicas — aumento das dores crônicas como artrites e artroses.
O estouro de uma tubulação de água criou uma espécie de cachoeira no centro de imprensa da Arena das Dunas. O estádio em Natal recebe nesta terça-feira (24) a partida entre Uruguai e Itália, às 13h. No primeiro jogo na capital potiguar houve goteiras na tribuna de imprensa, que fica na parte mais alta do estádio, de onde jornalistas assistem às partidas. No domingo, o incidente foi no centro de imprensa, que fica embaixo das arquibancadas.
O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal inaugurou na semana passada o primeiro centro público de transplante de medula óssea em Brasília. A unidade deve contar com 27 leitos de internação e 12 leitos de internação parcial. A expectativa do governo é que o centro se torne referência para as regiões Centro-Oeste e Nordeste. O primeiro transplante de medula óssea feito na rede pública de Brasília ocorreu em novembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário