domingo, 25 de março de 2012

Dica de Filmes

Filmes de Jornalismo

"Cidadão Kane"
1941
A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história.

"A montanha dos sete abutres"
1951
Sinopse: Albuquerque, Novo México. O repórter veterano Charles Tatum (Kirk Douglas) foi despedido de 11 jornais, por 11 razões diversas. Ele está sem dinheiro, então pede a Jacob Q. Boot (Porter Hall), o dono do jornal local, que lhe dê um emprego e consegue. Seu plano era trabalhar ali no máximo dois meses, mas após um ano não surgiu nenhuma boa oportunidade nem aconteceu nada bem interessante que rendesse uma boa matéria. Tatum sente-se totalmente entediado e sem motivação, então recebe ordem para cobrir uma corrida de cascavéis. Aparentemente seria outra matéria sem o menor atrativo, mas ruma para o local acompanhado por Herbie Cook (Robert Arthur), um misto de auxiliar, motorista e fotógrafo. No meio do caminho param para abastecer o carro e Tatum acaba descobrindo que Leo Minosa (Richard Benedict) ficou preso em uma mina quando procurava por "relíquias indígenas". Tatum sente que esta reportagem pode ser a chance que ele esperava, mas para isto precisa ter controle da situação. Ele transforma o resgate de Leo em um assunto nacional, atraindo milhares de curiosos, cinegrafistas de noticiários e comentaristas de rádio, além de forçar Lorraine (Jan Sterling), a mulher de Leo, a se fazer passar como uma esposa arrasada. Na verdade ela ia abandonar Leo neste trágico momento, mas Tatum a fez ver que ela iria ganhar um bom dinheiro na sua lanchonete quando as pessoas chegassem para ver o acontecia. Para prolongar o circo Tatum reduz deliberadamente a velocidade do resgate de Leo, pois o ideal é que ele que preso por seis dias e não apenas por algumas horas. Dirigido por Billy Wilder (Crepúsculo dos Deuses) e com Kirk Douglas no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar.

"Ano de fúria"
2003
Elenco: Andrew McCarthy Sharon Stone Valeria Golino Sinopse: O jornalista americano David Raybourne (Andrew MacCarthy) chega na Itália para escrever um livro sobre as Brigadas Vermelhas, grupo que aterroriza o país. Lá, ele conhece uma ousada fotojornalista (Sharon Stone). Tragicamente, o manuscrito do livro pára em mãos erradas. Acusado de saber demais, Raybourne acaba sendo perseguido tanto pelos terroristas quanto pela polícia. Ele tem que provar sua verdadeiras lealdades e entra numa caçada de vida e morte.

"Meu querido presidente"
2003
Elenco: David Paymer, Martin Sheen, Michael Douglas, Michael J. Fox, Annete Bening, Samintha Mathis Sinopse: Um homem conhece uma garota, a imprensa não perdoa, os rivais espalham boatos mentirosos e a popularidade do governo entra em queda livre. É isso que acontece quando se é o presidente... Afinal, todos sabem onde você mora. Nesta premiada comédia romântica, dirigida por Rob Reiner, Michael Douglas é o viúvo Chefe do Executivo que se apaixona por uma lobista (Annette Bening), e coloca em risco suas chances de reeleição. Dedicados auxiliares (Martin Sheen, Michael J. Fox, David Paymer, Anna Deavere Smith), um oponente sarcástico (Richard Dreyfuss), jantares oficiais protocolo, momentos informais e crises globais são os elementos focados enquanto Reiner e seus astros exploram o fino equilíbrio entre o amor e o poder.

"O poder do mito"
2005
Sinopse: Documentário - Uma inebriante entrevista com Joseph Campbell, conduzida pelo jornalista Bill Moyers na aclamada série da PBS nos EUA, transmitida para o mundo inteiro e aqui no Brasil pela TV Cultura. A entrevista é dividida em 6 temas: a saga do herói, a mensagem do mito, os primeiros contadores de histórias, sacrifício e felicidade, o amor e a deusa, e máscara da eternidade.

"O quarto poder"
1997
Sinopse: Max Brackett (Dustin Hoffman) já foi o mais popular repórter da TV americana, só que agora vive no anonimato. Mas sua carreira pode mudar. Ao entrevistar a diretora de um museu, ele conhece o ex-segurança Sam Baily (John Travolta), que quer seu emprego de volta. Armado até os dentes, ele dispara um tiro acidental e, a partir daí, sua situação fica ainda mais complicada: faz da diretora a sua refém. Esse erro será o trampolim para o repórter voltar a ser visto por todo o país, numa cobertura jornalística para lá de mentirosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário