domingo, 25 de março de 2012

Resenha - Gestão Pedagógica: Gerindo escolas para a cidadania crítica

A WAK Editora lançou o livro "Gestão Pedagógica: Gerindo escolas para a cidadania crítica", de Wolmer Ricardo Tavares, que mostra que a educação não é para ser padronizada e, tampouco, deve ser limitada a um simples compêndio a ser traduzido em plano de ação sem uma visão holística.

Gestão Pedagógica: Gerindo escolas para a cidadania crítica é um livro que mostra que a educação não é para ser padronizada e, tampouco, deve ser limitada a um simples compêndio a ser traduzido em plano de ação sem uma visão holística. Essa visão se faz mediante uma gestão pedagógica e escolar.

Alguns gestores, por desconhecerem conceitos intrínsecos nesta obra, deixam de oferecer algo a mais para alavancar uma educação que leve o educando a um protagonismo, fazendo com que a criticidade seja um norte para interagir e mudar todo o redor no qual o educando se encontra inserido.

Para uma minoria elitizada, a educação não se limita apenas a um apanhado de conteúdos considerados essenciais para a vida do educando. Por isso, cabe ao gestor tanto escolar quanto pedagógico não só conhecer mas também aplicar conceitos, como teoria de Gestalt, inteligência emocional, letramento, crowdsourcing,sensemaking, educação social, socialização, gestão de pessoas, dentre outros, todos tão relevantes quanto os anteriores.

Diante desse novo conhecimento, os gestores poderão se sentir mais confiantes para direcionar seus educandos a uma educação para a vida. Esses conceitos são tão relevantes quanto os já citados.

Título: GESTÃO PEDAGÓGICA - GERINDO ESCOLAS PARA A CIDADANIA CRÍTICA
Autor: WOLMER RICARDO TAVARES
Formato: 14x21cm - 196 páginas

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