quarta-feira, 14 de março de 2012

MT - Atividade acadêmicas, culturais e políticas na recepção da UFMT

Redação 24 Horas News


O retorno às aulas na UFMT reuniu programas de recepção aos calouros e veteranos desenvolvidos pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), pelas coordenações de cursos e pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). A exemplo de anos anteriores, a programação conjunta tem tanto o objetivo de oferecer aos estudantes diferentes atividades no retorno às aulas como inibir a prática de trotes violentos e ou ofensivos. Neste semestre, o retorno dos estudantes foi marcado por atividades de recepção nos institutos e faculdades, por Aula Magna com o reitor da Universidade de Coimbra, Portugal, mesa-redonda sobre políticas afirmativas, debate com senadores da República, esclarecimentos sobre a política estudantil de bolsas de estudo e atividades culturais. A UFMT registrou apenas um incidente envolvendo alunos de Medicina e de Enfermagem. Orientados pela equipe de apoio estudantil da UFMT, estudantes de Enfermagem protocolaram denúncia na Reitoria da universidade, que determinou imediata instalação de uma comissão para apurar os fatos.

Reitor da Universidade de Coimbra entre 2003 e 2011, Fernando Seabra Santos falou sobre “A internacionalização universitária e a criação de espaços integrados de conhecimento”, uma política de mobilidade acadêmica estimulada e apoiada pelas principais universidades do mundo, cuja inserção e participação de alunos vêm sendo promovidas pela UFMT. Os alunos que estiveram na Aula Magna puderam também tirar as suas dúvidas sobre bolsas, auxílios, mobilidade acadêmica e intercâmbio internacional. Ainda no Teatro Universitário, organizado pelo DCE, Centros Acadêmicos e Fórum dos Estudantes de Origem Popular (Feop), Pet Conexões dos Saberes entre outros fóruns estudantis, com o apoio da Procev, foi realizado um debate com três senadores – o ex-ministro da Educação Cristóvam Buarque (PDT-DF), Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

No Centro Cultural ocorreu a mesa-redonda sobre políticas afirmativas, tendo como participantes o professor José Jorge de Carvalho, da Universidade de Brasília (UnB), e a professora Maria Lúcia Rodrigues Müller, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre). Nos institutos e faculdades, a recepção incluiu, além das boas-vindas da reitora Maria Lúcia Cavalli Neder e da apresentação das pró-reitorias, atividades específicas como “Trote Cidadania”, na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC). Este ano, a campanha teve como temas o zelo do patrimônio, a economia de energia em sala de aula e a arrecadação de alimentos não perecíveis. Os representantes dos Centros Acadêmicos de Ciências Contábeis e de Administração Fácil Consultora parabenizaram os calouros pela conquista e ressaltaram o papel do trote solidário e a integração entre veteranos e calouros.

A recepção aos novos alunos de Economia contou com uma sessão de Biodanza, com a apresentação do Projeto Pedagógico do curso, da apresentação do vídeo “Prosas com Reitores e Reitoras da UFMT”, da palestra “Brasil: Crescimento ou Desenvolvimento?”, e da apresentação do Centro Acadêmico de Economia e do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso. No curso de Serviço Social houve programações conjuntas e específicas, incluindo apresentações dos setores da UFMT e do Centro Acadêmico e Cine Debate. Foi realizada, também, a palestra intitulada “O Curso de Serviço Social, a Formação Acadêmica e o Exercício Profissional”, com as professoras Tania Maria Santana dos Santos, Liliane Capilé Charbel Novaes e Erivã Garcia Velasco e sobre “A Política de Assistência Estudantil na UFMT”, com o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, maestro Fabrício Carvalho; “O Ensino de Graduação na UFMT”, com pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Myrian Thereza Serra e “A UFMT e o Compromisso com o Desenvolvimento Regional”, com a reitora, além da uma sessão de Cine Debate sobre política pública para a mulher. As debatedoras foram as professoras Madalena Rodrigues e Vera Bertoline. O Curso de Comunicação Social recebeu seus calouros com uma semana de cursos e atividades sobre tecnologia e comunicação.

A Faculdade de Medicina, junto com a Associação Atlética Acadêmica Paulo Henrique Kohatsu e o Camed, realizou a “Semana do Leão”, composta de atividades integrativas como jogos, dinâmicas de grupo e ações de consciência social, como arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e roupas e doação de sangue. O objetivo foi abolir estereótipos e ações violentas, bem como “integrar calouros entre si e com toda a comunidade acadêmica”, explicam os organizadores. O Centro Acadêmico de Medicina XIII de Abril (Camed) protocolou “Carta de Retratação Pública” endereçada ao Diretório Acadêmico de Enfermagem (Danf), no último dia 08, na qual pede desculpas ao próprio Danf, aos alunos e aos profissionais da área de Enfermagem. O coordenador Geral do Camed, Pedro Henrique Maggi Carlesso, diz no documento que “o ato não teve, em absoluto, a intenção de atingir pessoalmente a ninguém, tampouco denegrir a imagem dos profissionais de Enfermagem”, e reitera que a retratação pública é feita “com a consciência de que atos como estes não mais se repetirão, objetivando sempre prezar pela boa convivência entre nossos acadêmicos e entre os profissionais da saúde”.

Fatos, como este que ocorreu entre um grupo de estudantes de Medicina e os de Enfermagem, são proibidos na UFMT por meio da Resolução nº 18, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). A Resolução diz que “entende-se por trote as ações que causem, a quem quer que seja, coação ou agressão física, moral, psicológica ou qualquer outra forma de constrangimento, assim como os atos que resultem em danos ao patrimônio público e à propriedade privada”. Recebida pela Reitoria, a denúncia foi encaminhada à direção da Faculdade de Medicina solicitando abertura de processo disciplinar que deverá identificar os envolvidos e apurar os fatos no período de 30 dias. As sanções previstas no Regimento de Disciplina do Corpo Discente da UFMT vão de advertência até a expulsão.

A Semana do Calouro nos campi do Araguaia, Rondonópolis e Sinop também foi realizada de 05 a 09 deste mês, com oferta de atividades acadêmicas e culturais, com o objetivo de integrar os novos alunos e apresentar-lhes os programas, cursos, estrutura disponível, e os diferentes setores e entidades que compõem os campi e a comunidade acadêmica.
Em toda a UFMT, foi uma semana inteira de atividades acadêmicas, políticas e culturais incluindo palestra com Aly Baddahuy Júnior, Sarau Popular, Concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT e esclarecimentos sobre as diferentes oportunidades dadas aos alunos para participarem de atividade de extensão, grupos de pesquisa, mobilidades acadêmicas no Brasil e no exterior e política de bolsas de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário