Criação de Espaços Jovens destinados ao fortalecimento de práticas pedagógicas com emprego de atividades sociais e desportivas para crianças e jovens, ampliação da interlocução entre a segurança e a comunidade escolar com apoio de um policial militar capacitado para o desempenho dessa função (policiamento escolar), ampliação do acesso ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para o 1º e 2º Ciclo. Essas são propostas de ações a serem desenvolvidas conjuntamente entre a Educação e a Segurança Pública, objetivando a redução da violência no ambiente escolar e fora dele por meio do Projeto Paz nas Escolas. Na manhã desta terça-feira (13) a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) - por meio da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE) - e a Polícia Militar (por meio do Comando Regional II, Várzea Grande), promoveram uma discussão sobre o tema.
Professores, coordenadores escolares e diretores das unidades de ensino da rede estadual e municipal participaram de um encontro onde puderam conhecer de forma mais detalhadas as propostas a serem implementadas. A reunião aconteceu no auditório da Escola Estadual José Leite, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. No total a cidade possui 44 escolas da rede estadual e cerca de 60 da rede municipal.
“Tratamos aqui do que se chama eficácia programática. Não se trata de uma lei, de uma só ação. Discutimos a validação de ações coletivas. A construção realizada no dia a dia para que possamos obter paz nas escolas”, avaliou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Emanuel Pinheiro.
O tenente-coronel Wilkerson Felizardo Sandes, que está a frente das ações da PM na cidade, pontua que "quem deve ter autoridade na escola é o diretor. Trabalhamos em cima de estratégias, de um plano de trabalho a ser executado por policiais que foram capacitados para essa atuação”.
A realização de seminários sobre o tema, a construção coletiva de um plano de trabalho (por meio da realização de fóruns municipais) e a compilação dessas informações durante o Fórum Estadual Paz nas Escolas (realizado em 2011) foram estratégias empregadas para a busca de uma educação pautada em direitos humanos, destacou a fala da coordenadora de projetos educativos da Seduc, Janaína Monteiro. “Nós temos a ânsia e o desejo de ver os produtos desses encontros. Já estamos desenvolvendo um sistema que unificará as informações e finalizamos uma cartilha para às escolas”.
Ela ainda frisou que existe toda uma organicidade, pautada em medidas preventiva para ajudar na construção de novos cenários. Ela citou ainda o filósofo francês Michel Maffesoli, por considerar indispensável que se trabalhe com intelecto e afeto, agregando razão e emoção“. Existo e sinto, logo penso”.
O entorno das unidades escolares também será alvo de estratégias de combate à violência. “Há dois anos já trabalhamos com projetos objetivando medidas de redução da violência, mas sofremos com a interferência externa. Na minha unidade já desenvolvemos um projeto - De Cara Limpa Contra às Drogas - em parceria com a Polícia Civil, e sabemos da necessidade de trabalhar com parcerias”, conta a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Nadir de Oliveira, no bairro Jardim Glória. A unidade atende a 1,5 mil estudantes.
Participaram da reunião o titular da Secretaria Municipal de Educação (SME/Várzea Grande), Odenil Sebba, e representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conen/MT), e da Câmara de Vereadores.
quarta-feira, 14 de março de 2012
MT- Gestores da educação debatem segurança em VG
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