segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Capes aprova 1.º doutorado em Gestão Internacional do país


O Ministério da Educação aprovou em sua 149.º reunião, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, ocorrida entre os dias 9 e 13 de setembro, o primeiro doutorado para um curso de Administração, com ênfase em Gestão Internacional do Brasil para a ESPM, em seu Programa de Mestrado em Gest ão Internacional - PMGI, que agora passa a ser reconhecido como PDMGI.

O parecer da comissão técnica foi positivo e o programa teve conceito 4, sendo avaliado por um grupo de professores doutores, dez membros internos e dois externos, docentes de instituições de todo o Brasil, tais como: FGV-EAESP, UFC-CE, Fucape, UECE, UFRJ, Unisinos, UAM, Univali, UnB, UFRN, UFPB e UFSC.

A comissão destacou como justificativa para a aprovação o apoio institucional que a ESPM oferece ao programa, a infraestrutura disponibilizada aos pesquisadores, a proposta pedagógica e a produção intelectual dos docentes, o acervo disponível e as três linhas de pesquisa, sendo elas marketing internacional, estratégia internacional e inovação em gestão internacional.

"Estamos radiantes por recebermos o reconhecimento de um árduo trabalho de equipe, que foi coroado com esta aprovação na primeira submissão, sem contingências", comemora Marcos Amatucci, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da ESPM.

Outro destaque na avaliação da comissão da Capes diz respeito à pontuação bibliográfica do corpo docente permanente do programa de 348 pontos por professor no triênio 2010-2012, que está acima de 150 pontos exigidos.

Gestão Internacional é um dos recortes da área de Administração, que se preocupa com as organizações que conduzem negócios em mais de um país. Esta envolve questões de adaptação local e integração global; análise de mercados internacionais; centralização, descentralização e distribuição das atividades de marketing, produção e inovação (pesquisa e desenvolvimento); transferência de conhecimentos entre subsidiárias, modos de entrada e alocação de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário