quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dilma destaca importância da interiorização da educação


Antes de seguir para a formatura de 4.500 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Ceará Mirim (RN), a presidenta Dilma Rousseff afirmou, em Natal, que a interiorização dos institutos federais permite que a educação esteja onde moram os cidadãos brasileiros, ou o mais perto possível.
 
“Não tem melhor oportunidade que a capacitação profissional, que significa melhor emprego e salário”, destacou ela em entrevista às rádios locais.
 
A presidenta participa da entrega dos diplomas e também da inauguração de três novos campi do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), localizados nos municípios de Ceará Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. 
 
 O programa tem objetivo de ampliar a oferta de educação profissional em todo o País. Desde seu lançamento, em 2011, o Pronatec já chegou a quase 4,6 milhões de inscritos, com previsão de atingir 8 milhões até 2014. Segundo Dilma o Brasil nunca teve um programa com a envergadura do Pronatec, com investimentos de R$14 bilhões.
 
 IFRN
 
Os novos campi fazem parte da terceira fase de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica do Instituto e cada um deles terá capacidade para atender até 1.200 alunos. O instituto, que também foi uma das instituições que sediaram os cursos do Pronatec, possui atualmente 19 unidades em todo o estado, contando com as três que serão inauguradas.
 
 Rede social
 
Em seu perfil no Twitter, a presidenta anunciou a viagem a Natal, logo pela manhã. “Viajo hoje para o Rio Grande do Norte para a formatura de mais 4.500 alunos do Pronatec, programa de ensino técnico profissionalizante. Estamos formando jovens e adultos no ensino técnico. Profissão melhor, salário maior. O Pronatec é passaporte para futuro", escreveu Dilma.
 
 Pronatec Brasil Maior 
 
O Pronatec Brasil Maior, parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Educação (MEC), atenderá de maneira mais direta as demandas da indústria e o déficit de mão de obra específica em diversas regiões do País. O governo oferecerá, até 2014, 118 mil vagas para formação de trabalhadores para áreas consideradas carentes. 
 
Todos os cursos serão gratuitos, têm carga horária de 160 horas, e são oferecidos de acordo com o mapeamento das necessidades de cada região. O objetivo é solucionar os gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia nacional identificados pelo Plano Brasil Maior. O Programa permite tanto a formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas, quanto a requalificação de trabalhadores em atividade.
 
Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário