sexta-feira, 21 de março de 2014

Estão abertas as inscrições para 11ªedição do Parlamento Jovem

A Câmara dos Deputados abriu inscrições para a 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro. O programa simula uma jornada parlamentar, em que os estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados, conhecendo, com isso, o trabalho legislativo. O evento será realizado entre 21 e 26 de setembro nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) e nos plenários das comissões da Câmara. As inscrições podem ser feitas até 23 de maio.

O programa – que mantém uma fanpage  no Facebook –  é voltado para alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. O jovem tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Para participar, é preciso elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional.

Os interessados devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, junto com a proposta de projeto de lei, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio ou técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores do programa nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção.

Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado é proporcional ao número de deputados de cada um deles. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

A primeira edição do Parlamento Jovem ocorreu em 2004. Em 2013, a décima edição alcançou recorde de inscrições, chegando a 1.631 projetos de lei encaminhados por estudantes de todo o País.

SERVIÇO
11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro
Inscrições: de 17 de março a 23 de maio
Evento: de 21 a 26 de setembro, na Câmara

Assessoria/Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário