quarta-feira, 16 de abril de 2014

MT - Escola Maria Hermínia realiza o Dia D da Saúde

Aline Marques- Assessoria Seduc/MT
Escola Maria Hermínia realiza o Dia D da Saúde
A Escola Estadual Maria Hermínia Alves, no CPA 4, em Cuiabá, promoveu nesta terça-feira (15 de abril), o “Dia D” da saúde na escola. As atividades foram desenvolvidas dentro da proposta do Programa Federal Saúde na Escola desenvolvido em Mato Grosso pela parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e de Saúde. O programa que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, será implementado em  1.511 escolas da rede pública e privada, em 2014. A escola do CPA iniciou as atividades no programa no ano passado. Segundo a diretora Hélia Ormond, a unidade que atende mais de mil alunos do Ensino Fundamental desenvolve durante todo o ano atividades voltadas a saúde. Neste “Dia D”, os professores fazem um planejamento para levar a conscientização aos alunos. Alimentação, gravidez precoce, bullying, Doenças Sexualmente Transmissíveis, drogas, e outros temas foram trabalhados juntos aos estudantes. Cada temática foi dividida conforme os ciclos e fases. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o tema e tirar dúvidas.
“No primeiro momento foi feito uma roda de conversa com os alunos sobre saúde. Abordamos sobre alimentação, meio ambiente, violência no ambiente escolar” diz a professora Francisca Rociana que desenvolveu atividades com o 7° ano.
De acordo com a aluna Ayna de Souza, do 8º ano, a atividade é de extrema importância. “Eu tinha muitas dúvidas, principalmente sobre doenças sexualmente transmissíveis. Tem muitos assuntos que meus pais não falam comigo e muitas vezes sinto vergonha de perguntar pela forma que eles vão interpretar” diz a estudante.
Aline Marques- Assessoria Seduc/MT
Escola Maria Hermínia realiza o Dia D da Saúde
A metodologia adotada pelos professores para chamar a atenção dos alunos foi trabalhar temas atuais com dinâmicas. Para embasar este dia de saúde, um dos assuntos tratados foi as Drogas. Para a abordagem  a diretora convidou um representante da Companhia da Polícia Militar do CPA 4. Ele esteve nas salas de aulas fazendo palestra sobre o tema.  “O objetivo é levar aos alunos uma mensagem sobre os perigos do envolvimento com as drogas. Também aproveitamos o ensejo para dar orientações de segurança ao sair da escola” ressalta o Tenente Borges.
ALINE MARQUES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário