Francisca Aparecida
Ramos
Escola
Estadual Maria Eduarda Pereira Soldera
São
José dos Quatro Marcos
Hoje
em dia poucos temas são tão polêmicos e ricos em abordagem como ouso das
tecnologias digitais na sala de aula, seja ela na educação básica, seja na
educação superior. Assim sendo o perfil dos profissionais que atuam em todos os
segmentos educacionais vem sendo alvo de muitas discussões, visando à verdadeira
inclusão das tecnologias como ferramenta de apoio ao trabalho docente e
discente.
Em se
tratando das novas tecnologias o questionamento que frequentemente fazemos é
bastante interessante e traz várias reflexões a respeito de sua importância e
como trabalhá-la em sala de aula. A internet, por exemplo, possibilita a
interação entre indivíduos que podem discutir idéias, compartilharem opiniões,
informações críticas e visões alternativas. A esse respeito autora Simone
Lucena, afirma:
A
inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação, com
ênfase no computador conectado a internet, torna-se fundamental, uma vez os
alunos já exploraram no cotidiano as inúmeras possibilidades disponibilizadas e
tudo o que elas representam em termos de potências para a produção e veiculação
do conhecimento bem como de outras facilidades relacionadas à vida/trabalho.
(Lucena, 2003, p. 238).
Independente
da escola, a internet faz parte da vida dos jovens e exerce verdadeiro fascínio
sobre eles. Talvez esse seja um dos maiores conflitos existentes entre
professores e alunos nos dias de hoje, visto que, grande parte dos professores
vem de uma geração onde não havia computadores, ou seja, são imigrantes
tecnológicos, já os alunos são nativos tecnológicos. Dessa forma imigrantes e
nativos lidam de forma diferentes com as TICs, que se tornam desafiadoras para
os imigrantes digitais. Daí a questão: Como lidar com essas ferramentas em sala
de aula? Como selecionar o que é lixo eletrônico daquilo que é bom para o
aprendizado e conhecimento? Acredito ser este o papel do professor, selecionar
os sites bons, que merecem atenção, instigar o conhecimento através da pesquisa,
pois se entende que não há ensino sem pesquisa e nem se quer existe pesquisa sem
ensino, ou seja, as novas tecnologias fazem esse intercâmbio entre alunos e
professores.
No entanto ainda se percebe que as
dificuldades são constantes no uso desses aparatos tecnológicos em sala de aula,
devido à deficiência ou falta de preparo dos docentes para trabalhar com as
novas formas de ensino, e por falta de conhecimento ou comodismo acabam se
refugiando na tradicional aula expositiva, levando o aluno à exaustão e ao
desinteresse, já que o modelo tradicional de ensinar se torna incompatível com
os novos tempos. Quanto a isso, Lima Júnior nos fala:
A
questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a
utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada
contexto de formação. Para tanto devem ser considerada as condições e as
necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que ai se
reflete em função do crescente processo de globalização (LIMA, Júnior apud
Juracy. WWW.overblog.com.br –
acesso em: 27/02/2014).
Diante deste contexto só resta aos
educadores repensar sobre sua prática pedagógica e assim perceber que “nossas
atitudes como educadores estão em plena mudança”. Temos que evoluir de acordo
com essas mudanças e, principalmente saber passar o conteúdo para essa nova
geração que já vem muito mais informada e questionadora, a qual se cansou de
ouvir e agora também deseja argumentar e discutir dando asas à imaginação e ao
desenvolvimento intelectual.
Sendo assim os métodos de ensino
sempre precisam ser repensados e atualizados, para não perder de vista o novo
perfil dos estudantes, pois vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e
digital. Utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico
é uma maneira de se aproximar desse novo estudante que está o tempo todo
plugado, ou melhor, dizendo, estudante do futuro o qual se torna cada vez mais
interativo e participativo na construção do próprio saber utilizando os recursos
tecnológicos que está cada vez mais acessível a eles, onde se interligam e não
se separam jamais.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
LUCENA,
S. Educação e Tecnologia, trilhando novos caminhos. A internet como espaço de
construção do conhecimento. 2003, p. 238.
WWW.overblog.com.br.
Júnior A. S. L. Educação Tecnologia. Uma aliança necessária, apud Juracy dos
Anjos. – Acesso em: 27/02/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário