quarta-feira, 16 de abril de 2014

MT - Estudantes do Ensino Médio terão apoio de plataforma virtual


Patrícia Neves / Assessoria Seduc-MT
Estudantes do Ensino Médio terão apoio de plataforma virtual
De maio a novembro de 2014, professores e estudantes do Ensino Médio da rede estadual terão acesso a uma ferramenta personalizada de ensino por meio da Plataforma on-line, a Geeikie Lab. A  Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) aderiu este ano ao sistema disponibilizado pelo Governo Federal onde estão disponíveis uma série de atividades interativas. Nela o usuário pode ter acesso a conteúdos por área de conhecimento, resolver exercícios, ter aulas em vídeo e ainda obter um plano de trabalho adaptativo, utilizando como modelo a matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A apresentação da plataforma virtual foi realizada na tarde desta terça-feira (15) para diretores e coordenadores pedagógicos. Utilizando o modelo de provas do Enem, o Geekie Lab traz, além de questões nas áreas de conhecimento, um plano de estudos semanal para que o estudante supere os principais pontos fracos para melhorar a pontuação na prova. A plataforma simula as notas dos alunos e, com base neste resultado, apresenta um plano detalhado de estudos.
O representante da empresa Geeikie, Erick Hanaí, explicou que a ferramenta possibilita ainda que professores, gestores, assessores pedagógicos tenham acesso a um relatório quanto os desafios citados por área de conhecimento. Em posse dessas informações,  eles terão ainda a opção de desenvolver um conteúdo personalizado aos alunos.
“O aluno desenvolve missões, uma série de exercícios e conhece os seus resultados. Consideramos que cada um aprende de um jeito diferente e não se pode ensinar tudo da mesma forma. É o conteúdo que se adapta ao aluno e não o aluno que se adapta ao conteúdo”, diz.
Após um breve resgate sobre o Ensino Médio no país e os investimentos para o preenchimento das lacunas abertas a décadas, a secretaria adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra, avaliou que essa ação integra a mobilização nacional para garantir o acesso, a permanência e o sucesso das aprendizagens desse público.
“O processo de ensino aprendizagem não é estático e nosso jovem é um nativo digital. O letramento é outro. A proposta no cenário nacional é quanto a melhoria do Ensino Médio. Melhoria, mas não pelos indicadores, e sim porque trata-se de um direito do cidadão. O sistema vem colaborar, é mais uma possibilidade de aprendizagem”. Ela ainda frisou que não há nenhum custo ao Estado pela adesão a plataforma on-line.
Para a responsável pelo projeto Educomunicação na Escola Estadual Zélia Costa de Almeida, professora de Língua Portuguesa, Eliana Albergoni, a expectativas são positivas. “As intervenções, cada vez mais, precisam estar de acordo com a linguagem desses meninos e meninas”. Cerca de 900 alunos são atendidos no Ensino Médio pela unidade escolar instalada no bairro Jardim Presidente II, em Cuiabá.
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Catarina Cortez, ressalta que essa é mais uma estratégia para potencializar o conhecimento. " Mato Grosso possui uma intensa preocupação com o Ensino Médio e essa é mais uma estratégia de ação, em que o aluno é o protagonista do seu conhecimento".
O endereço da plataforma é o  http://www.geekie.com.br/geekie-lab/

Nenhum comentário:

Postar um comentário